Confira o vídeo com Libras e audiodescrição:

O noticiário internacional rende bons assuntos para serem estudados em sala de aula. Conflitos armados, atentados, guerras comerciais e outros temas que envolvem disputas entre nações apresentam oportunidades para o ensino da geopolítica.

“Tanto a geografia como a geopolítica aparecem como conhecimento sistematizado no século 19 em função e para os impérios capitalistas que queriam ocupar a Ásia, a África e, indiretamente, a América”, explica o geógrafo e autor de livros didáticos, Guilherme Pascal.

No entanto, ele destaca que a geopolítica sempre esteve presente na história das civilizações, ainda que não denominada dessa forma, com os espaços que foram sendo controlados a partir da necessidade de subsistência, de expansão e de defesa das populações.

Na entrevista, Pascal fala sobre como introduzir o tema para os alunos do ensino médio, comenta as principais teorias geopolíticas que influenciaram as decisões políticas de potências mundiais nos séculos 19 e 20 e indica materiais para se aprofundar no assunto.

Confira o vídeo com Libras e audiodescrição:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.