A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras. A ferramenta permite que pessoas com deficiência visual total, com baixa visão, com deficiências intelectuais ou até mesmo idosos possam identificar pessoas e compreender espaços e conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes e fotografias.

Professores, funcionários e alunos videntes podem tornar a escola mais acolhedora para estudantes com diferentes tipos de deficiência fazendo a audiodescrição de si mesmos, dos espaços das escolas, de slides com imagens e de algumas situações em sala de aula. Nesse caso, sempre considerando o objetivo pedagógico que está sendo trabalhado.

No vídeo, Suzeli Vasconcelos Oliveira, professora de atendimento educacional especializado, que atua na sala de recursos multifuncionais da EMEF Manoel Viera de Queiroz Filho, localizada na cidade de São Paulo (SP), explica a importância da audiodescrição.

“A comunidade escolar deveria utilizar a audiodescrição sempre, desde a educação infantil. Porque os alunos precisam ir se acostumando com esse recurso de acessibilidade que os auxilia a compreender o mundo”, diz ela.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como promover a saúde mental dos professores?

“Anjos da Leitura”: projeto ajuda a combater o uso excessivo do celular

Aula de tecnologia conecta a robótica à sustentabilidade

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.