O tapete literário é um recurso pedagógico que tem como objetivo aproximar estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da leitura. A pedagoga e professora do Sesi Darcy Zacharias, de Presidente Prudente (SP), Simone Biliu Giroto, explica que o recurso funciona como um tapete temático que reúne elementos da obra a ser lida pelo professor ou pela turma, como objetos que representem cenários e personagens.

“Ele é composto por registros visuais das histórias trabalhadas com a turma, geralmente em forma de desenhos ou colagens organizados sobre um tapete físico. Ele funciona como um grande painel narrativo no qual as crianças podem revisitar as obras lidas, compartilhar suas impressões e reconstruir oralmente as histórias”, descreve.

“Seu principal objetivo é aprofundar a experiência literária, promovendo leitura, escrita e oralidade de maneira integrada. Assim, cria um espaço concreto e simbólico para que as crianças dialoguem com as histórias, expressem suas interpretações e desenvolvam autonomia leitora e escritora”, defende.

Recurso para diferentes atividades

O tapete literário pode ser utilizado em atividades em que os alunos possam sentar e deitar no tapete, como contação de histórias, leitura ou reconto. Também pode receber atividades de alfabetização, por exemplo, usando cartões com letras, sílabas ou palavras integrados ao cenário, que exploram nomes, objetos ou ações do enredo.

“Em uma roda de conversa no tapete literário, as crianças são convidadas a contar oralmente suas histórias favoritas, explicar seus desenhos, escutar os colegas e construir narrativas coletivas. Isso fortalece a fluência oral, a organização das ideias, o vocabulário e a confiança para falar em público”, explica Giroto.

“O tapete literário ainda amplia o repertório e incentiva a compreensão das narrativas. Ao revisitar as histórias, comparar personagens e identificar elementos das narrativas, as crianças desenvolvem competência literária, senso estético e capacidade interpretativa. Ele oferece um ambiente de letramento real, no qual ler, ouvir e reler fazem sentido social”, descreve,

Apesar de ser potente no ensino fundamental I, o tapete literário também pode ser adaptado para turmas das etapas seguintes, como explica a professora. “Especialmente quando há projetos de reconto, escrita criativa ou estudos de diferentes gêneros textuais”, aconselha Giroto.

Formas de confecção

A base do tapete literário pode ser criado a partir de materiais como feltro, EVA, TNT reforçado ou tecidos grossos, como algodão e lona. “O ideal é que seja um material resistente, leve, fácil de limpar e seguro para manipulação pelas crianças”, orienta Giroto.

Já a decoração pode ser realizada com fitas e retalhos, brinquedos, fantoches e outras miniaturas que representem os personagens do texto a ser trabalhado, assim como objetos que remetam ao enredo da história, como coroa, chave e frutas.

“O professor também pode incorporar desenhos das crianças e personagens recortados”, sugere Giroto.

Agente artístico da secretaria de educação de São Sebastião do Passé (BA), Denison Monteiro explica que a confecção do tapete também pode ser uma etapa da sequência didática da leitura de um texto.

“A construção deve ser supervisionada pelo professor para que a criança ou adolescente não se machuque nesse momento de confecção. Além disso, o que vemos é que, quanto mais colorido e criativo, mais o recurso chama a atenção de crianças e adolescentes para as atividades e para a leitura”, finaliza.

Veja mais:

Diário de leitura incentiva formação leitora e escrita autoral

“Anjos da Leitura”: projeto ajuda a combater o uso excessivo do celular

Crédito da imagem: pijama61 – Getty Images

Talvez Você Também Goste

Projetos com Adinkras ajudam a valorizar a cultura africana

Ensinar os símbolos ancestrais dos povos Akan fortalece o cumprimento da Lei 10.639/03 e estimula reflexão sobre valores 

Reconto de “Os três porquinhos” ajuda a trabalhar química no fundamental

Atividade realizada com estudantes do quinto ano explora propriedades e resistência dos materiais

Como a Constituição Federal é cobrada nos concursos para professores e na PND?

Conheça os principais artigos e as pegadinhas exploradas pelas bancas nas provas para docentes

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.