A Claro patrocina uma nova série que mesclará documentário e ficção para narrar a história do Brasil. Uma produção da TV Brasil e do Grupo Conspiração, a série “Histórias do Brasil” tem ainda o apoio do Fundo Setorial da Ancine/FINEP. Alguns dos maiores estudiosos da vida brasileira prestarão consultoria para tornar a série mais fiel aos fatos, e a previsão é que ela vá ao ar já em outubro.

O formato do programa incluirá cenas de ficção, que servirão de ilustração para cada período abordado, e contará com 10 episódios de 26 minutos (cada episódio terá como tema um período distinto da história do Brasil). O diretor da série, Arthur Fontes, afirma que a intenção do trabalho é “produzir uma série com um rigor tanto histórico quanto estético, o que é raro de ver na programação de nossas TVs”.

A equipe de historiadores da Revista de História da Biblioteca Nacional prestará serviços de consultoria. Eles auxiliarão tanto na ficção – com direção de arte, figurinos, e roteiro – como no conteúdo documental, auxiliando nas entrevistas e pesquisas. Luciano Figueiredo, editor da revista, ressalta que a série poderá oferecer situações a partir do cotidiano, mas sem perder o contexto e a compreensão mais ampla da história brasileira.

Baseada na ideia original de Ana Catarina Baptista, os argumentos e roteiros ficam a cargo de Renato Fagundes e Leandro Assis. Renato adianta que “as cenas de ficção são baseadas numa rigorosa pesquisa sobre cada período e tratam de personagens secundários da história. São pessoas comuns, que vivem o impacto da transformação cultural e social em sua vida cotidiana. E que dão forma, com suas histórias, à História do Brasil”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça 9 dinâmicas para ensinar matemática a aluno com TDAH

Atividades lúdicas aliadas a conteúdos curriculares ajudam a trabalhar atenção e memória

Dissecação de flores ajuda a abordar angiospermas nas aulas de biologia

Atividade permite ao aluno identificar cada parte da planta e sua função na reprodução

Confira 11 orientações para ensinar educação musical a alunos surdos

Professores podem desenvolver atividades que explorem a vibração do som com toda a turma

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.