Especialista em educação a distância e uma das coordenadoras de projetos da ONG Pensamento Digital, de Porto Alegre, Sabrina Silva da Silveira sempre está envolvida em iniciativas de formação de professores para o uso das novas tecnologias nos ambientes de ensino/aprendizagem.

 

Atualmente engajada em promover dinâmicas com o Scratch, um dos projetos vencedores da primeira edição do Prêmio Instituto Claro, Sabrina indica para educadores o livro “Internet em Sala de Aula”, de autoria de Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa.

 

Entre os 13 capítulos da obra, os quais têm como principal objetivo gerar reflexão sobre os novos processos que já fazem parte da educação, ela destaca o primeiro: Introdução de novas tecnologias na escola: por quê? para quê?. “Antes de se pensar em utilizar as tecnologias, é muito importante ter claro o que representam e o por que têm o potencial de modificar a educação, e a primeira parte da obra ressalta bem o que fazer quando se introduz tecnologias, com internet, em sala de aula”, diz Sabrina.

 

No livro, as autoras não se restringem a falar sobre as novas tecnologias e as metodologias alinhadas às mesmas. Dão um passo à frente ao abordar a necessidade da cooperação interdisciplinar e ao falar das suas experiências em ambientes virtuais de aprendizagem. Essas questões são ressaltadas no capítulo 11: A interação como padrão comum entre as ciências da natureza e da tecnologia.

 

De acordo com Sabrina, todos os capítulos são complementares e, ao finalizar a leitura, o educador terá um “norte”, uma referência de um novo formato para as suas ações.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.