Durante o mês de agosto, mais de 200 professores da rede pública das cidades de Americana (SP), Aparecida (SP), Piracicaba (SP), Santa Barbara D’Oeste (SP), Itu (SP), Blumenau (SC) e Vila Velha (ES) se formaram no curso a distância Educonex@o. Realizado pelo NET Educação em parceria com o Instituto Crescer e a Secretaria Municipal de Educação, a formação visa a ampliar o repertório dos participantes, apresentando formas de utilizar tecnologias digitais nas salas de aula. 

“É uma grande satisfação para nós poder contribuir com a formação dos professores. É uma forma de aprimorar ainda mais o trabalho deles na sala de aula”, explica Daniely Gomiero, gerente de comunicação interna e responsabilidade social da NET.

Realizado durante 2 meses, com carga horária de 60 horas, a formação aborda  interpretação e produção de diferentes tipos de textos, apresentação em slides e materiais para blogs, além de conhecerem mais sobre Cyberbullying e Segurança na Internet.

"O Educonex@o chega à terceira edição com mais uma turma de professores certificada sendo capazes de fazer uso mais criativo e inovador das tecnologias digitais de forma a envolver os alunos na aprendizagem. São muitos registros dos projetos aplicados junto aos alunos e blogs mostrando a inovação nas escolas", afirma Luciana Maria Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.

Para Leonice Maria Maia Kraisch, professora de Blumenau, o curso trouxe novas oportunidades para toda a escola. “Participar desta formação nos fez refletir sobre nossas práticas e os novos recursos a serem utilizados. Durante a atividade tivemos que construir o projeto de Web Quest com os alunos, o que nos trouxe resultados positivos, pois começamos tímidos e acabamos tão confiantes, com o grupo mais entrosado, que querem mais projetos como estes. Isso pra nós foi um grande avanço, cresceu a cumplicidade, a autoconfiança, a criatividade. No contexto geral foi o melhor projeto realizado até o momento”, ressalta Leonice.

Além do curso, o Educonex@o realizou a instalação de pontos de internet banda larga e TV a cabo em cerca de 200 escolas da rede municipal de ensino dessas cidades. O serviço foi doado pela NET, visando beneficiar mais de 5.400 alunos e ficará à disposição em áreas coletivas como laboratório de informática, sala dos professores, biblioteca e sala de vídeo. 

O Educonex@o, já passou por 15 cidades, formando mais de 450 professores e doando pontos para mais de 300 escolas. A iniciativa é embasada nos 4 pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer.  “A educação é um dos principais alicerces para o desenvolvimento da cidadania e a NET presta serviços que interferem diretamente na conquista deste resultado, além de ser uma empresa comprometida com o avanço do Brasil. A nossa infraestrutura de redes conecta pessoas com o mundo todo, proporcionando o acesso ao conhecimento, que é um importante agente de transformação social”, afirma Daniely Gomiero.

Conheça aqui
os trabalhos desenvolvidos pelos professores durante a formação do Educonex@o.

 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.