Desde o seu lançamento, o Instituto Claro reconhece a importância de mapear e apoiar iniciativas inovadoras que utilizam as TICs (tecnologias de informação e comunicação) nos processos de aprendizagem. Uma importante ferramenta neste sentido é o Prêmio Instituto Claro, que neste ano chegará à terceira edição após identificar e apoiar projetos de diferentes regiões do Brasil.
Já na primeira edição, em 2009, quando oito iniciativas foram contempladas, o Prêmio trouxe ao Instituto a convicção de que a tecnologia é um interesse crescente entre os educadores e que existe um esforço dos mesmos para inseri-la nos ambientes de aprendizagem. Os mais de 1.300 projetos inscritos naquele momento mostraram até mais que isso, apontaram que os educadores que abraçam a tecnologia carregam em comum uma postura empreendedora.
Foi a partir dessa percepção que o trabalho para o segundo ano do Instituto Claro e, consequentemente, para a segunda edição do Prêmio ganhou um pilar a mais: o empreendedorismo. Assim, além do olhar para as “novas formas de aprender”, mote do primeiro ano do Prêmio, a comissão técnica passou a observar os projetos que apresentavam propostas também de “novas formas de empreender”.
Confira página especial do Prêmio Instituto Claro 2010
As iniciativas inscritas no segundo ano do Prêmio, que mais uma vez bateu a casa dos 1.300 participantes, mostraram um equilíbrio entre as duas categorias. A “Inovar na Aprendizagem”, pensada para reconhecer iniciativas com TICs voltadas para os ambientes de aprendizagem, recebeu seis inscrições a menos que a “Inovar na Comunidade”, criada para identificar ações e projetos que usam a tecnologia como meio para promover o desenvolvimento comunitário.
Ao longo deste terceiro ano de Instituto Claro, a proposta é acompanhar de perto os quatro vencedores da segunda edição para que possa ser criada uma sinergia entre o Instituto e os educadores/empreendedores visando o amadurecimento dos projetos.
Aprendizado
O que se percebeu nos dois primeiros anos foi que, apesar de as tecnologias da informação e da comunicação serem uma realidade nos ambientes de aprendizagem e em projetos voltados a comunidades, em muitos casos o uso das mesmas ainda não está sendo explorado de forma abrangente. O Instituto Claro quer incentivar esta evolução, tendo o Prêmio como principal ferramenta nesse processo. Em breve, mais informações sobre a terceira edição desta iniciativa estarão disponíveis aqui no portal.