O empreendedor social possui a capacidade de identificar uma necessidade e atuar para solucioná-la. No entanto, entre a identificação de questões e a articulação de parcerias e recursos, em uma iniciativa que se sustenta a longo prazo, há um caminho a ser percorrido.

Além disso, é necessário que o empreendedor social inspire confiança e preserve padrões éticos em suas iniciativas. Não há fórmula pronta para que uma ideia se transforme em referência na área para a qual foi pensada, porém há pontos em comum entre as iniciativas que deram e dão certo: possuem uma metodologia testada e adequada para a realidade em que se inserem. Portanto, é essencial estabelecer um método e também prioridades, para diminuir percalços ao longo da condução do projeto.

Inovação e Aprendizagem

Tiana Lins, coordenadora da área de seleção da Ashoka (organização presente em 70 países, inclusive no Brasil, apoiando empreendedores sociais) destaca que o histórico de atuação do empreendedor e a sua capacidade de liderar e gerir são aspectos observados com atenção pelos profissionais da instituição, assim como o impacto da iniciativa. Ou seja, os resultados já apresentados com aquele projeto e o potencial de seu crescimento em escala.

A importância dos resultados em projetos pilotos, onde a metodologia é colocada à prova e aprimorada, é destacada também por Pablo Handl, fundador do Hub São Paulo, espaço criado para inspirar e ajudar o trabalho de inovadores sociais.

Para Tiana, a identificação de problemas não é uma questão para o empreendedor social brasileiro, que consegue ser, em sua maioria, criativo na hora de ver oportunidades para a atuação social. Handl aponta que nem sempre um problema para o empreendedor é de fato um problema para seu público-alvo, e esse descompasso deve ser evitado através do retorno dos envolvidos, em um processo de constante intercâmbio de informações e conhecimento.

Engajamento de parceiros

Paulo Handl afirma que a aprendizagem deve ser constante dentro de um projeto inovador: “O projeto piloto, que colocará à prova o problema identificado pelo empreendedor social e a metodologia formulada por ele, apresentará um feedback, e o empreendedor precisa aprender rapidamente com isso, corrigindo eventuais equívocos e aprofundando o que deu certo. A prática e o planejamento devem andar juntos, de forma rápida e constante”, diz .

Depois de testada uma metodologia em pequena escala, Handl afirma que é hora de procurar parceiros para a implementação de fato do projeto. Nessa hora, é importante que o investidor identifique no empreendedor social alguém que possui o conhecimento e a capacidade de executar e gerir aquele projeto. Tiana explica que é nessa fase que a Ashoka recebe seus parceiros, ajudando a viabilizar o crescimento em escala nacional e internacional da iniciativa. Ela destaca a importância da ética de um empreendedor social, além de sua capacidade de inovar.

“O empreendedor deve partir para a prática, mas também entrar em contato com pessoas experientes, mobilizar parceiros. Em outras palavras, não dá para ele ficar só na articulação, nem somente na prática”, afirma Tiana.

Prêmio Instituto Claro ajudará empreendedores sociais que inovam utilizando TICs

Em sua terceira edição, o Prêmio Instituto Claro apresenta neste ano duas modalidades: “Inovar na Escola” e “Inovar na Comunidade”. São R$150 mil em prêmios, além de bolsas de estudo do Senac-SP. Para se inscrever, basta acessar a página do prêmio, ler o regulamento e inscrever o seu projeto. Além das dicas da matéria, veja também o infográfico que o Instituto Claro preparou para ajudar na hora de montar seu projeto.

 

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