Há 3 anos surgia o NET Comunidade, espaço criado pela NET, em parceria com o Poder Público e o Terceiro Setor, com o objetivo de estimular o protagonismo social de indivíduos e da comunidade por meio da tecnologia e das ferramentas de comunicação. Desde sua criação, cerca de 10 mil pessoas já passaram pelas unidades, localizadas no bairro do Cambuci, em São Paulo (SP), e na Vila União, em Campinas (SP), onde são oferecidos cursos, oficinas e sessões de cinema gratuitos, além do Repórter Comunidade, formação anual, voltada para jovens de 14 a 24 anos, divido em quatro módulos: fotografia, jornalismo, vídeo e gestão de projetos.


Turma do Repórter Comunidade Cambuci de 2012

Os espaços possuem computadores com acesso à internet, equipamentos de áudio, foto e vídeo e uma sala de cinema, tudo aberto ao público.  Ao longo dos 3 anos, foram realizadas mais de 40 oficinas, 948 encontros formativos e cerca de 200 jovens passaram pelo Repórter Comunidade. “Ao longo do tempo, o NET Comunidade passou por várias fases, visando equilíbrio entre a formação em Linguagens de Comunicação (texto, vídeo, fotografia, etre outros), com uma formação mais humanística, relacionadas aos direitos humanos e cidadania, e o desenvolvimento de nossos jovens e o das comunidades que atuamos”, explica Lucia Caetano, coordenadora geral do NET Comunidade.

Uma das principais conquistas ao longo destes três anos foi a aproximação com as Comunidades e Escolas Públicas das regiões onde os espaços estão localizados. “Foi um trabalho belíssimo, mérito de nossos educadores, que não têm medido esforços para se aproximar deste público, analisando suas necessidades para podermos contribuir de forma mais efetiva junto à comunidade escolar”, completa Lucia.

Outro ponto marcante foi a inclusão do módulo de Gestão de Projetos na formação do RC deste ano. A ideia é fazer com que os jovens se dediquem às comunidades, buscando iniciativas que beneficiem as regiões do Cambuci e da Vila União. “O que aprendi no NET Comunidade irá me ajudar em toda minha vida profissional. Aqui, estou construindo coisas que vão ser importante pra mim no futuro", ressalta a aluna do Repórter Comunidade 2012, Betina Vansan, 16 anos.


Turma do Repórter Comunidade Campinas de 2012

Colaboradora mais antiga do NET Comunidade, Suyza Cavalcante, assistente de coordenação do espaço de Campinas desde a criação do programa, conta que o relacionamento com a comunidade tem melhorado cada vez mais, mas o maior desafio é fazer com que eles se apropriem ainda mais. “Hoje eles estão mais dispostos, mas acredito que um apoio maior do Setor Público daria mais força para este relacionamento”, completa Suyza.

Para a assistente, o programa contribuiu, inclusive, com seu desenvolvimento pessoal. “Entrei aqui sem saber metade do que eu sei hoje, aprendi muito com os educadores, com gestores, com todas as pessoas que passaram no projeto. Eles são essenciais para minha vida” conta Suyza Cavalcante.

Para saber mais sobre os espaços acesse aqui.

Conheça os Espaços:

NET Comunidade Cambuci
Rua Otto de Alencar, 270, Cambuci, SP (dentro da Incubadora de Projetos Sociais).
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

NET Comunidade Campinas
Centro de Referência da Juventude (CRJ)
Rua Dusolina Leone Tournieux, s/nº, Parque Residencial Vila União, bairro Vila União, Campinas, SP.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.