Doutora em educação pela USP com a tese “Interação de Professores em Fóruns Eletrônicos – um Estudo de Caso do Programa Educar na Sociedade da Informação”, Lilian Starobinas destaca a relevância do livro “Computadores e Linguagens nas Aulas de Ciências” para o debate de temas que foquem o uso de tecnologias na educação.

 

“Ele [o autor] analisa na obra de que forma precisamos considerar a aprendizagem mediada pelo computador sabendo que se trata de uma atividade que utiliza diferentes ferramentas culturais”, diz Lilian. “Essas ferramentas são, entre outras, o próprio computador, o software que será acionado e a linguagem necessária para a comunicação, pois a atividade educacional é uma articulação de tudo isso”, completa a educadora.

 

Embora o livro foque a disciplina Ciências, os conceitos que carrega são perfeitamente aplicáveis a outras áreas. Como explica Lilian ao indicar a leitura com entusiasmo, o que está em discussão nas páginas é a construção do significado da aprendizagem.

 

“Pensando no uso do computador, podemos ir além de um modelo instrucional, porque dependendo das ferramentas utilizadas haverá uma interação maior com o aluno que poderá associar o conteúdo recebido com conhecimentos prévios que ele tenha”, analisa Lilian.

 

Na opinião da educadora, essa relação mais dinâmica é capaz de ampliar a reflexão do aluno e mostra como a educação mediada pelo computador pode ser feita sem deixar o aprendiz numa situação passiva.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.