Todos os seres humanos têm capacidade de se superar por meio de um trabalho contínuo que busque desenvolver suas habilidades inatas. Tornam-se assim mais comprometidos e capazes de ajudar no desenvolvimento econômico e político de sua comunidade, cidade ou país. Esta é a ideia central do ASUME (Associação pela Superação do meu País), criado no México e implementado no Brasil pelo Instituto Claro em 2010.

Desde 1980, o programa visa incentivar o desenvolvimento de localidades por meio do engajamento das pessoas e de práticas efetivas em várias áreas do conhecimento. A proposta é que, com debates e atividades, os participantes do ASUME possam refletir sobre si mesmos e superar seus próprios limites. São 26 encontros em que são trabalhados oito eixos: físico, econômico, estético, afetivo, intelectual, social, moral e espiritual.

Para trazer essa experiência ao Brasil, a equipe do Instituto Claro participou de oficinas no México e já capacitou funcionários da Claro como facilitadores e responsáveis por multiplicarem o ASUME. O projeto piloto teve início no final de 2010 com duas turmas da Regional da empresa no Rio Grande do Sul.

Em 2011, o Programa será ampliado para outras Regionais e a expectativa é que o ASUME se consolide além dos muros da Claro, atuando também nas comunidades em que a empresa está inserida.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Confira 7 filmes para debater bullying na escola

Produções ajudam a identificar a prática e conscientizam sobre preconceitos que a motivam

Como usar fanfics em sala de aula?

Produção literária colaborativa de fãs estimula leitura e escrita entre jovens

Como utilizar a culinária afrodiaspórica no ensino de química?

Pratos como feijoada, acarajé e moqueca ajudam a abordar diferentes conteúdos da disciplina

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.