O Portal do Instituto Claro encerra 2009 com ótimos indicadores de acesso e participação. Ao todo, mais de 114 mil pessoas conheceram o site e centenas delas fizeram comentários, indicaram ferramentas educativas, debateram no Fórum Virtual e trocaram informações com o Instituto via Twitter.

 

Widget avisa internauta das novidades do Instituto

 

Desde seu lançamento em março deste ano, o Portal já contava com ferramentas interativas, que foram aprimoradas e ganharam outras funcionalidades para facilitar a comunicação. Um mudança importante, por exemplo, aconteceu nos espaços de comentários. Inicialmente, só usuários cadastrados podiam comentar. A partir da metade do ano, o sistema foi liberado para qualquer pessoa deixar comentário, o que aumentou muito a participação dos usuários. Ao todo, foram quase 500 comentários postados no site.

 

Twitter do Instituto é um sucesso à parte, pois cresceu constantemente durante o ano todo, chegando a mais de 2.800 seguidores. E o Instituto tem na ferramenta uma importante fonte de novas idéias, dicas de projetos e contato em tempo real com pessoas que trabalham ou se interessam pelo uso das novas tecnologias na educação. Muitas foram as pautas que surgiram a partir do Twitter, como a cobertura da exposição Game Play, em São Paulo. Pelo microblog, um professor da escola Mestre Fernando Gracioso contou à equipe do Instituto que levaria seus alunos e nossa repórter pôde acompanhá-los. A reportagem de cobertura pode ser conferida aqui.

 

A experiência com o Twitter foi tão positiva que o Instituto pretende, no próximo ano, trabalhar também com outras redes sociais, como o Facebook, o Flickr e o YouTube. É o que conta a vice presidente do Instituto, Carime Kanbour em entrevista que pode ser lida neste link.

 

Além dessas ferramentas, o Portal apresenta ainda um feed de RSS, que permite aos usuários acompanharem as novidades sobre educação e tecnologia sem terem de visitar o Portal. O Widget do Instituto foi lançado em agosto e representou também uma outra forma de acessar os conteúdos do Instituto. Na prática, o Widget é um pequeno programa que os usuários instalam em seus computadores e, dessa forma, podem acompanhar as informações do Instituto sem necessidade de acessar nosso site. No total, 192 pessoas já baixaram o Widget para seus computadores.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

13 dicas para criar uma peça de teatro com os alunos

Professores recomendam trabalhar com jogos, improvisações, literatura e música no processo criativo

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.