“O livro trata do embate entre a hegemonia da mídia e a criação de uma cultura livre, baseada na construção colaborativa do conhecimento, na disponibilização do conteúdo. Ele traz este tema para o debate e facilita a compreensão de questões muito atuais, como a pirataria, o Creative Commons, o movimento do software livre.

Até que ponto uma coisa que você está utilizando é uma cópia ilegal? Proibir ou não a troca de arquivos? Até que ponto o direito autoral privilegia a maioria ou apenas uma pessoa?

Embora geralmente não seja um livro para ser trabalhado em sala de aula, ajuda a formar embasamento teórico para o educador, que leva e que quer levar a tecnologia para suas salas de aula. É de graça e está disponível para download, no link http://www.sitedaescola.com/downloads/culturalivre.pdf.”

Sobre Eziquiel Menta
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduado em Licenciatura em Matemática, assessor técnico-pedagógico na Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e membro do Grupo de Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias (Gepete) da UFPR e fundador e webmaster do site www.escolabr.com/

Talvez Você Também Goste

Fábula “João e Maria” permite debater alimentação saudável em ciências

Reconto inspira sequência didática e experimentos com vitaminas e açúcares no ensino fundamental

Como ensinar geografia combinando rosa dos ventos com futsal e hip hop?

Atividades relacionam direções geográficas com sequências de movimentos e permitem trabalhar a orientação espacial

Conheça 8 dicas para promover a educação musical de alunos autistas

Professores compartilham experiências em aulas inclusivas que integram estudantes neurotípicos e com TEA

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.