Em um mundo cujo acesso à informação está cada vez mais rápido — pela quantidade de ferramentas existentes —, faz-se necessário estar "antenado" em tudo à nossa volta. Segundo Dado Schneider, Doutor em Comunicação pela PUC-RS, na era da chamada Educação 3.0, as exigências de conhecimento serão cada vez maiores. O tema foi alvo de debate durante a 20ª Educar Educador, em São Paulo.


Dado Schneider durante a 20ª Educar Educador

Para Schneider, estamos passando por um momento de transição, com excesso de informações e opções, com tendência à simplificação para os próximos cinco anos. “A mudança não deve acontecer por um período, ela deve ser constante. Estamos em um período de transformação, onde o que se destaca não é a pessoa com mais idade, mas a que é mais curiosa”, explica o professor.

Nesse novo momento, os professores precisam estar cada vez mais próximos dos alunos — que estão cada vez mais exigentes. Com isso, é necessário conhecer novos métodos, ferramentas de ensino e mergulhar de cabeça em todas as possibilidades. “O professor precisa falar a linguagem do aluno e estar aberto para aprender junto com ele, fazendo o papel de provocador”, ressalta Schneider.

De acordo com o especialista, estamos próximos de finalizar a era em que as tecnologias são complicadas, já que “elas serão cada vez mais fáceis, intuitivas e sem manuais de instrução. E as ferramentas serão cada vez mais leves e chamativas”, explica. Mas ele alerta para uma intensidade nos estudos e trabalho e, acima de tudo, gostar de verdade do que se faz. “Estamos numa época em que não podemos ser competentes e carrancudos, isso morre com o século XX. Temos que ser competentes e legais”, completa.

Outro ponto destacado por Dado Schneider é que o professor não deve olhar estas mudanças como obstáculos, mas, sim, como novos desafios para seu crescimento pessoal e profissional. “Costumo falar nas palestras e consultorias: vá conhecer o mundo, gaste sola de mouse e faça uma pesquisa sobre tudo. O mundo digital é mais fácil e mais legal do que se imagina", finaliza.

Inova Educa 3.0
 
Em outubro de 2012 e fevereiro de deste ano, o NET Educação patrocinou o Inova Educa 3.0: evento destinado ao debate sobre as novas possilidades de ensino que apontam no horizonte. Confira nos links abaixo como foram os eventos: 
 
 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Conheça 9 dinâmicas para ensinar matemática a aluno com TDAH

Atividades lúdicas aliadas a conteúdos curriculares ajudam a trabalhar atenção e memória

Dissecação de flores ajuda a abordar angiospermas nas aulas de biologia

Atividade permite ao aluno identificar cada parte da planta e sua função na reprodução

Confira 11 orientações para ensinar educação musical a alunos surdos

Professores podem desenvolver atividades que explorem a vibração do som com toda a turma

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.