A partir de maio, o NET Educação passará a disponibilizar conteúdos sobre Robótica, disciplina já inserida em algumas escolas, que envolve mecânica, eletrônica, hidráulica, pneumática e computação na sala de aula. Para apresentar o tema, o portal conversou com Lyselene Alcantara, diretora pedagógica da Robota Tecnologia Educacional, e responsável pelos planos de aula que passam a fazer parte da seção Experiências Educativas. Confira abaixo!

NET Educação – Como é trabalhada a Robótica nas escolas?
Lyselene Alcantara A robótica educacional é focada em desenvolver projetos envolvendo  atividades de pesquisa, planejamento, construção e manipulação mecanismos, proporcionando ao aluno mais um ambiente de aprendizagem.  Por meio da robótica, os alunos podem vivenciar na prática situações do seu cotidiano, planejando, apurando as ideias, montando, programando, testando e corrigindo o funcionamento dos mecanismos.

NET Educação – Qual a funçã dessa disciplina na sala de aula?
Lyselene Alcantara O trabalho da robótica educacional nas escolas parte das premissas de que cada vez mais é importante ter conhecimentos sobre uso de tecnologia e saber compartilhar conhecimentos e ideias. Para isso, é feito sempre de forma prática e em grupos, para que os alunos apoiem-se mutuamente, aprenda a aceitar divergências, além de saber repartir, ajudar e ser ajudado.

NET Educação – Quais ganhos a robótica traz para a educação?
Lyselene Alcantara As aulas de robótica podem trazer uma nova realidade, onde o aluno é o centro do processo e usa o conhecimento e sua imaginação para realizar seus projetos. Ele percebe o ambiente que está e pode agir, montando e desmontando seus modelos, acertando e errando, usando e buscando materiais e peças de que precisa. Após a montagem entra o processo de movimentação do modelo, a fase da programação, em que se trabalha muito com o pensar sobre de forma lógica e ordenada – um comando dado deve estar vinculado ao que se deseja de ação final.

NET Educação – Como a disciplina ganhou espaço na grade curricular das escolas?
Lyselene Alcantara A partir da necessidade de buscar formas de motivar e envolver mais os alunos para a aquisição e construção do próprio conhecimento. E a robótica se mostrou uma forte aliada nesse processo. Vem sendo utilizada desde o final dos anos de 90, porém, hoje contamos com a facilidade de empresas que fornecerem materiais nacionais, com custo menor, o que facilita o acesso de diversas escolas para incluir o tema em sala de aula.

Para saber mais sobre materiais e cursos de formação na área, acesse aqui o site Robota Educacional


Confira a série Vida Robótica, da TV UNESP

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.