Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 
Iberê Thenório tem mais de 6 milhões de inscritos
em seu canal no YouTube

 
Quando pensamos na produção do conteúdo para a internet, a lógica desta mídia é a curta duração e a pouca profundidade na abordagem dos temas. Certo? Talvez não seja bem assim. Alguns canais apostam na longa duração, no aprofundamento e na abordagem detalhada dos temas. E arrastam multidões. 
 
Canais que se propõem a responder perguntas, mostrar experiências científicas ou gerar questionamentos a partir do debate sobre a vida cotidiana conquistam uma imensidão de jovens internautas, que buscam conteúdos inteligentes no ciberespaço. 
 
O biólogo Paulo Miranda Nascimento, o Pirula, atingiu recentemente 30 milhões de visualizações, nos vídeos sobre política, religião, temas da atualidade e ciência (seu assunto favorito). Eles raramente têm menos de 30 minutos, são gravados no seu próprio quarto e usam a polêmica como arma para despertar o conhecimento.
 
Pirula atribui à tristeza de ver a ciência tratada de maneira equivocada e com muitas mentiras como o ponto de partida para abrir o canal. Ele lembra uma entrevista que assistiu no “Programa do Jô” em que um climatologista afirmava que o efeito estufa era uma farsa. Indignado, Pirula pesquisou e reuniu depoimentos para um vídeo com o qual conquistou o Shorty Awards, o “Oscar” das mídias sociais, na categoria Educação, em 2014. 
 
Iberê Thenório, o criador do canal Manual do Mundo, explica que a duração pode se maior porque mudou o jeito de acessar a web. “Você pode assistir deitado na cama, com o celular na mão, no banheiro, onde você quiser. Isto permite que as pessoas assistam a horas de vídeo, sem ficar cansadas”, defende.
 
Em seu canal, ele reúne experiências, receitas, desafios, pegadinhas e mágicas, e mostra como é possível apresentar um conteúdo de qualidade de uma maneira absolutamente sedutora. Reconhecido entre as dez personalidades mais influentes entre jovens de 14 a 17 anos, das classes A, B e C, de acordo com levantamento da revista Meio & Mensagem, os conteúdos são tema das conversas de crianças e jovens fascinados pelos vídeos que podem começar com perguntas inusitadas como “por que comendo salada você emagrece, mas uma vaca engorda comendo só capim?”. 
 
LINKS
– Vale conhecer também o Nerdologia e acompanhar o pioneiro PC Siqueira
 

Pirula se destacou em premiação mundial na
categoria Educação
 
Créditos: as músicas utilizadas nesta edição são os temas de abertura dos canais Manual do Mundo, composto pelo próprio Iberê Thenório, e do Pirula, composto e produzido por ele e por Bruno Cesar Bastos. As versões pop-rock da música tema do Manual do Mundo foram enviadas por fãs do canal e interpretadas por Edson Quintilhano e por Matheus Evangelista. As imagens foram extraídas dos próprios canais dos youtubers.
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.