Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
O ano letivo começa com novidade em 2014. Está no ar o YouTube EDU, que reúne conteúdos de educação na internet. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país a contar com o canal. 
 

Resultado da parceria da Fundação Lemann com o Google, e destinado a professores, escolas e alunos, o YouTube EDU disponibiliza gratuitamente e em português conteúdos do ensino médio.  Em breve, o ensino fundamental e o ensino superior também serão contemplados e o conteúdo estará ao alcance dos alunos-internautas.
 
Leia também:
 
No áudio, César Medeiros, conhecido como Nerckie, professor popular na rede mundial de computadores, é o entrevistado desse Informe NET Educação. Engenheiro de formação, ele passou a postar aulas na web em 1998 e atualmente, além de disponibilizar conteúdo para o YouTubeEDU, mantém no ar o site Vestibulândia.
 
Na entrevista, o professor fala de sua preferência pelo ambiente virtual para ensinar e aponta as vantagens e desvantagens da internet. Justifica a notoriedade alcançada em virtude do cuidado com cada conteúdo que prepara. Lembra que as aulas na web não susbtituem as aulas na escola, mas facilitam a aprendizagem dos alunos, pois incluem um conjunto de mídias, além de democratizar o acesso aos que se preparam para o vestibular ou que querem retomar os estudos.  
 
O NET Educação ouviu também dois alunos de regiões diferentes do país, que acompanham as aulas do professor. O bancário Kleiton Bezerra da Silva conta que foram as aulas de matemática básica dos vídeos de Nerckie que o ajudaram a retomar os estudos, cursar a faculdade de engenharia e, assim, ser promovido no trabalho. A corretora de imóveis Carolina Cirino é outra que se beneficia das aulas do YouTube EDU  para ter ganhos pessoais e profissionais. 
 
 
Professores do YouTube Edu durante evento de lançamento
do canal em novembro de 2013 (Crédito: Lucas
Agrela/INFO Online)
 
 
LINKS:
– Mais detalhes sobre o YouTube EDU estão nesta reportagem

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.