Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
 As autoras Patricia Rocha e Bete Godoy (Crédito: Marcelo Abud)
 
As dúvidas que costumam povoar o universo infantil são a base dos pensamentos da menina Sofia. Observação, gosto, amizade, crescimento e sentimento fazem parte das descobertas sobre o mundo. O livro “Pensando com Sofia” traz conversas, questionamentos e mais ideias vão brotando.
 
Veja também:
 
Escrito pelas professoras e pedagogas Elizabeth Baptista de Godoy, a Bete Godoy, e Patrícia Helena Rocha, a obra é resultado de um diálogo de 20 anos. A ideia surgiu quando fizeram pós-graduação em Fundamentos de uma Educação para o Pensar, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi lá que tomaram contato com o programa, criado no final da década de 1960, por Matthew Lipman: Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar.
 
Em “Pensando com Sofia: quem sou eu?”, a partir de questionamentos comuns entre as crianças, Bete e Patrícia colocam em prática a proposta de Lipman. Filosofar estimula  a reflexão e o diálogo prazeroso entre adultos e crianças. O livro traz alguns detalhes como alternar letra bastão e cursiva, podendo ser explorado por crianças que estão em diferentes momentos do processo de alfabetização.
 
As ilustrações complementam as ideias de Sofia. Assinadas por Anielizabeth, especializada em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), compõem um convite a mais ao filosofar. 
 
   
 Ilustrações de Anielizabeth em “Pensando com Sofia”
 
Na conversa que você acompanha nesse Informe NET Educação, as autoras avaliam como tem evoluído o espaço do filosofar para as crianças e também para os professores na escola. Falam sobre o desafio de fazer com que alunos procurem respostas ou digam suas ideias a partir de algo que não está prescrito. Você vai saber, também, como surgiu o livro e foram escolhidas as perguntas de Sofia. No áudio, trechos do livro são lidos nas vozes das próprias autoras. 
 
Links:
– Tenha acesso ao livro Pensando com Sofia no site da Editora Cortez 
– Conheça os pressupostos filosóficos do Programa de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman 
– Acompanhe o pensamento das crianças da Escola Carlitos, que gerou o Glossarlitos
– Entre no universo de outra aprendiz de filósofa, a Nina Perguntadeira
 
Créditos: 
As músicas utilizadas nesta reportagem, por ordem de entrada no áudio, são: 
“Variações sobre um mesmo tema”, com Engenheiros do Hawaii (Humberto Gessinger / Augusto Licks), “Pensamento”, com Cidade Negra (Da Gamma), “Rock Estrela”, com Léo Jaime (Leo Jaime / Thiago Silva), “Quem eu sou”, com Sandy (Sandy Leah e Lucas Lima), “Oito Anos”, com Paula Toller (Dunga e Paula Toller), “Gente tem sobrenome”, com Orquestra & Coro Guri e Toquinho (Toquinho / Elifas Andreato).
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.