Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
“Quem é o dono da rua? Sei lá!
Eu só quero curtir, compartilhar
Empino pipa, solto pião
E tenho o mundo na palma da minha mão”
           (trecho do samba-enredo “Uma Fantástica Viagem pela Imaginação Infantil”,
da Acadêmicos do Tucuruvi, no Carnaval 2014)

 

Um jogo de amarelinha traçado na areia da praia é um dos momentos lúdicos que a psicóloga e diretora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, Adriana Klisys, tem em sua memória afetiva. A brincadeira de criança havia sido inventada por uma tia e a encantou a ponto de influenciar até o futuro da profissional, que – entre outras atividades lúdicas – desenvolve oficinas de criação de jogos e defende o estímulo à brincadeira sem brinquedo.

Leia também:
– Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de samba-enredo no Carnaval de SP
– É possível aprender brincando? Especialistas garantem que sim

Nesta edição do Informe NET Educação, Klisys e a sobrinha dela, Manuela Barbieri, de dez anos, compartilham brincadeiras que estimulam a convivência e o desenvolvimento educacional de crianças e adultos. Além de trazer o que algumas escolas têm feito para abrir mais espaço para a brincadeira.

No áudio, é abordado também o papel dos adultos na escolha dos brinquedos pelas crianças. Elas, muitas vezes, preferem os videogames por não terem no adulto um parceiro que proponha atividades e tenha tempo de partilhá-las. Um brinquedo mais simples, como retalhos de madeira, pode propiciar brincadeiras e mais espaço para a imaginação, algo inesquecível para adultos e crianças.

 


Manu brinca de entrevistar Adriana Klisys, durante produção
do Informe NET Educação

 

LINKS:

– Conheça as propostas da Caleidoscópio Brincadeira e Arte, de Adriana Klisys, que tem como objetivo desenvolver projetos e vivências lúdicas nas áreas de educação e cultura
– Adriana Klisys também indica as atividades da Brinquedoz Diferentez, que promove aulas abertas de construção de brinquedos. 

Serviço:
Uma aula aberta sobre construção de brinquedos para crianças de 7 a 14 anos, acontece no próximo dia 25 de março de 2014, das 18h30 às 20h30. As vagas são limitadas. Há necessidade de confirmar presença por e-mail. Mais informações, no site da Brinquedoz Diferentez.

 

 

 
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.