Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

O mangá “Múltipla Escolha” é uma HQ independente com arte de Max Andrade e roteiro de Marcel Ibaldo. Na trama, Jef é um vestibulando que está prestes a passar em medicina, após quatro anos de tentativas. Mas o verdadeiro teste para o jovem é aprender que pode haver mais de uma resposta certa, quando se lida com relacionamentos afetivos e familiares.

Veja também:
– Plano de aula: História em Quadrinhos: Escrever e Reescrever
– História em quadrinhos: o aluno torna-se autor em tempos digitais
– A invasão das Histórias em Quadrinhos na sala de aula


Além da densidade dos personagens, outra característica do mangá é ser uma animação colocada no papel, enquanto na maioria das outras escolas de quadrinhos o que temos é literatura associada à imagem. Para Max, essa proximidade com a linguagem cinematográfica resulta em uma HQ que tem mais movimento e menos fala.  
Em “Múltipla Escolha”, a dupla de quadrinhistas utiliza essa linguagem para retratar o momento em que Jef parece estar fazendo a escolha mais importante de toda sua vida, a da profissão que irá seguir. No entanto, diante de seguidos testes que a vida lhe impõe, o vestibulando percebe que a cada nova escolha é possível se tornar melhor, a partir do caminho seguido. “Independente de qual situação a gente está e qual escolha a gente já fez, sempre o próximo passo é uma nova escolha que apresenta a possibilidade de fazer o nosso futuro diferente a partir dali”, resume Ibaldo.

Marcel Ibaldo é do Rio Grande do Sul e iniciou seu trabalho autoral na revista “Quadrante X”. A publicação é do coletivo Quadrinhos S.A., que reúne aficionados por essa arte. Max Andrade mora em Brasília e estreou no mundo dos mangás com “Tools Challenge”. Em 2012, um tomou conhecimento do trabalho do outro. As afinidades os levaram a somar esforços e de lá pra cá, contabilizam seis criações. Skype, Whatsapp e Facebook são os recursos utilizados pela dupla para desenvolver os quadrinhos, já que até hoje não se conhecem pessoalmente. 

Hoje, os quadrinhistas preparam ainda outra HQ que tem o pré-vestibular como pano de fundo. “The Hype” está em fase de financiamento coletivo pelo site Catarse e será protagonizada pelo professor Mauro. Uma das explicações para abordarem esse período é o fato de Max ter trabalhado como voluntário, durante cinco anos, coordenando um cursinho, o que lhe rendeu uma experiência a mais com histórias nesse ambiente. 

 

LINKS

– No site de Max Andrade você conhece mais sobre esse e outros projetos da dupla
– Saiba mais sobre a nova HQ de Max e Marcel – The Hype

Créditos: as músicas utilizadas nesta edição, em ordem de entrada, são: “Química” (Renato Russo), com Legião Urbana, “Xote Universitário” (Accioly Neto/Santanna o Cantador), com Falamansa, “As Escolhas” (Lulu Santos), com Lulu Santos, “Química” (Renato Russo), com Paralamas do Sucesso. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.