Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
 
 “Quando chega a Copa, sai muita coisa parecida
e o guia tinha que trazer alguma coisa a mais”
(Crédito: Erick Gabriel)
 
A tabelinha com o futebol faz parte da vida do craque em curiosidades desde a infância. Na vida de Marcelo Duarte, o “esporte bretão” foi fundamental para despertar o interesse pela leitura. Quando tinha oito anos, ele devorava as páginas da Revista Placar. “Esperava a revista chegar e lia ela de trás para frente, de frente para trás, o tempo todo”, afirma.
 
Veja também:
 
O fanático por futebol e autor do “Guia dos Curiosos – Copas”, que está lançando agora, conta que recolhe curiosidades desde a infância. A “pesquisa” para o livro começou naqueles tempos de criança, em 1972 e 1973.  Mais tarde, foi trabalhar na mesma Revista Placar e como jornalista já cobriu  algumas Copas. Esteve em 1998 na França, em 2006 na Alemanha e em 2010 na África do Sul.  Trabalhou também para  emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio e para a ESPN Brasil.
 
Por conta da experiência profissional e da pesquisa feita para os títulos sobre esportes e olimpíadas, que já integram a série Guia dos Curiosos, o autor revela que rapidamente o guia das Copas atingiu 400 páginas. Entre as curiosidades do livro está, por exemplo, uma bola fora no filme “Milagre de Berna”, que narra a vitória da seleção da Alemanha contra a Hungria, na Copa de 1954. O filme traz uma reconstituição quase perfeita daquele jogo histórico. O deslize fica por conta da cena em que o capitão da seleção da Alemanha ergue a taça Jules Rimet após a conquista do título. Na verdade, o gesto de levantar o troféu sobre a cabeça foi inventado apenas na Copa seguinte, pelo capitão da seleção brasileira Bellini, atendendo aos apelos de alguns fotógrafos que não conseguiam registrar a imagem da taça. O que contradiz com a cena do filme.
 
Na entrevista ao Livro Aberto NET Educação, Duarte conta outras curiosidades que estão no Guia e revela que a relação dos filhos com o futebol estimula o conhecimento em matérias como Geografia e História. 
 
Links:
 
 
Créditos: as músicas utilizadas no áudio, por ordem de entrada, são “Waka Waka (This Time for Africa)”, com Shakira e “Voa Canarinho, Voa”, com Junior (de Memeco e Nonô). O áudio da entrevista do goleiro Barbosa foi extraído de matéria apresentada no programa “Grandes Momentos do Esporte”, da TV Cultura.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.