Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

A série de livros “O Guia dos Curiosos” teve início em 1995. Naquele ano, o título ficou quatro meses em primeiro lugar na lista dos mais vendidos. Um dos segredos do êxito está em adaptar as informações dos antigos almanaques para a nossa realidade, incluindo curiosidades sobre desenhos animados, televisão e até um capítulo destinado às calorias de comidas típicas brasileiras, como o sarapatel, o vatapá e o acarajé. Do primeiro Guia para cá, já são 8 publicações assinadas por Marcelo Duarte, que seguem essa mesma literatura.

Autoridade no assunto – o jornalista é também diretor da Panda Books, uma editora especializada no gênero –, Duarte criou a palestra Literatura de Almanaque: a Curiosidade na Formação de Leitores. É parte desse conteúdo, que o autor tem levado a escolas e livrarias, que esse podcast trata.

Marcelo Duarte conta de que forma tomou contato com os almanaques; relata como esse gênero evoluiu ao longo do tempo no Brasil; explica porque enveredou pela escrita de guias curiosos e qual a força desses livros no estímulo à leitura e a constantes descobertas.

Links:
Saiba mais sobre o Almanaque do Biotônico Fontoura
Acompanhe o blog do Curioso
Os livros de Marcelo Duarte podem ser conhecidos e comprados também pelo site da Editora Panda Books
Leia um artigo assinado pelo Prof. Deonísio da Silva, sobre a série “Guia dos Curiosos”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.