Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“A escola exige que todos os seus alunos se comportem como gênios da humanidade.
Ela quer que você estude o tempo todo como Isac Newton,
que forneça as respostas certas como Albert Einstein.
(“Como se tornar o pior aluno da escola”; Capítulo Matrícula )

Livro, mente e ouvidos bem abertos. Nesta edição do podcast NET Educação, bom humor e crítica se misturam para propor uma reflexão sobre o sistema tradicional de ensino.

O entrevistado do Livro Aberto é o humorista e escritor de “Como se tornar o pior aluno da escola”, Danilo Gentili. De acordo com o apresentador do talk-show Agora é Tarde, da TV Bandeirantes, “a escola deveria classificar o ser humano como indivíduo, dando a ele liberdade para criar e ser o que é”. E segue: “o pior aluno da escola é o pior aluno da escola porque não está pela massa, está por ele”.

Na entrevista, com ironia e descontração, Gentili diz que Einstein prova que tudo é relativo, já que tinha péssimas notas na escola e não marchava como queriam, antes de ser considerado um dos gênios da humanidade. Em seguida, assim como o filósofo francês Michel Foucault, no livro “Vigiar e Punir”, de 1975, compara a escola a uma prisão, com sua estrutura e maneira de lidar com os alunos.

Já a instituição de ensino dos sonhos, para ele, é aquela que dá liberdade ao aluno e está focada no valor individual de cada um. Ainda no bate-papo, o escritor fala sobre o papel do professor e convida os mestres a ler o seu livro para se “atualizar” em relação às técnicas que os alunos usam para colar.

Link:
Saiba mais sobre a obra “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.