Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

A trajetória de sucesso do escritor André Vianco tem início com a publicação do livro “Os Sete”, em 2000. Na época, obras de literatura fantástica assinadas por autores brasileiros eram uma raridade. As editoras não tiveram interesse pela obra, o que obrigou o autor a usar o seu próprio dinheiro para bancar a primeira edição do livro, de maneira independente. Ele próprio foi às livrarias para promover seu trabalho e logo conseguiu atenção e espaço.

O resultado veio rapidamente e as editoras que não tinham se interessado pela obra começaram a prestar atenção naquele jovem que estava fazendo barulho e conseguia destacar um título de literatura de fantasia nas vitrines de livrarias importantes.  Entre elas, a Novo Século, que relançou “Os Sete”.

Para alguns críticos literários e mesmo entre outros autores do gênero, a Literatura Fantástica Brasileira existe antes de André Vianco e depois de André Vianco (AV/DV). Logo, passa a ser conhecido como “O Senhor dos Vampiros”, em alusão ao protagonismo que esses “seres” adquirem em algumas das histórias que escreve.

Vianco defende que a literatura fantástica deve ser mais valorizada no ambiente escolar, já que é atraente aos adolescentes e jovens e tem o poder de formar leitores. Prova disso, é a nova aposta do escritor e roteirista: a coleção “Meu Querido Monstrinho”. Serão 10 livros destinados ao público infantojuvenil, com histórias repletas de criaturas sombrias, como lobisomem, bruxa, vampiro e também figuras do folclore, como a Cuca, o Saci e o Curupira. O primeiro título dessa série foi lançado recentemente com o nome de “O terrível ataque das rãs do Nepal”.

No áudio, André Vianco fala sobre a escolha de cenários brasileiros para ambientar as histórias fantásticas que escreve, destaca o livro “A Noite Maldita – as crônicas do Fim do Mundo” como a obra que representa bem o amadurecimento dele e aborda o papel que a literatura de fantasia pode ter no ambiente escolar.

Link:
Canal de André Vianco no YouTube

Crédito da imagem: capa do livro “A Noite Maldita – as crônicas do Fim do Mundo”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.