Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“O diálogo é o encontro entre os homens,
mediatizados pelo mundo, para designá-lo.
Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo,
os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho
pelo qual os homens encontram seu significado
enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial”

(FREIRE Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980)

Alunos com poder de argumentação e senso crítico para dialogar sobre os mais variados assuntos são o sonho de todo educador. Paulo Freire definiu este processo com o termo dialogicidade, que trabalha as dimensões da ação e da reflexão.

A dialogicidade é justamente a principal característica do rádio como meio de transmitir conhecimento, de acordo com o doutor em ciência da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), e formador do programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação, em São Paulo, Marciel Consani, entrevistado nesse Informe NET Educação.

O ponto de partida para o bom uso do rádio na escola é ter um projeto pedagógico que estimule novas linguagens e respeitar o repertório cultural dos alunos.

Autor do livro “Como usar o rádio na sala de aula”, o professor responde questões que costumam permear o tema, como gênero mais apropriado para o ambiente escolar e se as novas tecnologias competem ou auxiliam o rádio na escola.

Outro aspecto abordado é o conceito de educomunicação. Com as novas tecnologias associadas ao processo comunicacional das mídias tradicionais, a educação para a democratização do diálogo faz com que, em um futuro próximo, tenhamos a escola, as lutas sociais e as minorias representadas no mundo virtual. Isto permite que se trabalhe a mídia na escola do ponto de vista mais pedagógico e, também, sociológico, inerente aos meios de comunicação.

O podcast ainda conta com o relato da professora de história e de educação para as mídias do Colégio Pueri Domus, Graciete Ram. Ela traz um exemplo prático da forma como utiliza o rádio.

Links:
Midiateca do Programa Nas Ondas do Rádio
Reportagens da Imprensa Jovem, uma iniciativa do programa Nas Ondas do Rádio
Podcast “Soy loco por ti, América”, desenvolvido pelos alunos da 3ª série do ensino médio do Pueri Domus/Crescer Sempre, no curso de história
Entenda melhor o conceito de educomunicação

Crédito da imagem: Jenny On The Moon – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.