Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Em depoimento ao Informe Net Educação, a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marta Vanelli, destaca os principais avanços obtidos durante a Greve Nacional de três dias que mobilizou 22 estados em torno de assembleias estaduais e municipais. As manifestações neste ano se deram durante a Semana de Ação Mundial pela Educação (de 21 a 28 de abril) e tiveram como enfoque discussões em torno da escola pública de qualidade.

Na entrevista, a professora faz um balanço da mobilização que, entre outras reivindicações, cobra de governos municipais e estaduais o cumprimento da lei que foi aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e cria o piso nacional dos professores.

Vanelli ressalta que durante a Semana passos importantes foram dados no sentido de se aprovar o Plano Nacional de Educação (PNE). Outro aspecto positivo é o discurso e a ação da presidenta Dilma Rousseff, que enviou ao Congresso novo projeto para vincular a apliação de 100% dos recursos do pré-sal na Educação.

No entanto, a representante da CNTE enfatiza que, apesar dos avanços recentes, ainda há uma dívida muito grande com o setor e que o principal aspecto a ser considerado é a valorizarização do professor, para que se consiga uma escola pública de qualidade.

Links:
Campanha “Educação pública, Eu apoio”
Fique por dentro do que foi a Semana de Ação Mundial

Crédito da imagem: smolaw11 – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.