Sair do abrigo da família e integrar um espaço coletivo, povoado de crianças e adultos desconhecidos. O mundo moderno exige que crianças cheguem cada vez mais cedo ao ambiente escolar. Adaptar-se a essa nova condição depende também da forma como é feito o acolhimento.
Essa edição do podcast NET Educação, com a publicitária, professora universitária e mãe, Lilian Brito e com a psicóloga e coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá, Cisele Ortiz, é sobre temas que envolvem essa etapa inicial da vida escolar que conversamos nesta edição com a.
A ansiedade é, muitas vezes, até maior no adulto do que na criança. Por isso, a escola tem de estar preparada, a partir de um planejamento bem definido, para abrigar pais e filhos em um ambiente acolhedor e que transmita segurança. Uma dedicação especial à inserção da criança nesse universo evita conflitos entre profissionais da escola e famílias.
Sentar, engatinhar, andar, tirar fraldas. Etapas de adaptação que, em alguns casos, acontecem na escola. Para que os pais não se sintam a margem desse momento da vida de seus filhos, a cumplicidade com educadores garante o sucesso dessa relação.
Confira também algumas dicas importantes do que pais e mães esperam da escola e do que essa instituição deve oferecer para atender às expectativas deles e de seus filhos.
Links:
Site do Instituto Avisa Lá, dedicado à formação continuada de educadores
Texto sobre acolhimento e adaptação, publicado no blog Para além do cuidar
Artigo “O Ingresso e Adaptação de Bebês e Crianças Pequenas à Creche”
Crédito da imagem: dragana991 – iStock