Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

Em ano de Copa do Mundo, abordar o futebol em diferentes atividades escolares pode ser ainda mais atraente para boa parte dos alunos. Neste podcast, o Instituto Claro ouviu o professor titular do programa de engenharia biomédica da Universidade Federal do ABC, Marcos Duarte.

Autor de artigos, livro, site e pesquisas sobre o estudo da física mecânica por meio das práticas esportivas, juntamente com a doutora em física pela USP, Emiko Ocuno, Duarte afirma que atividades interdisciplinares podem associar as aulas de física às de educação física.

Entender a física do futebol provavelmente não vai fazer ninguém jogar melhor, mas vai ajudar a compreender um pouco mais esse esporte. “A ideia é abordar todos os tópicos da física, no capítulo mecânica, para entender cada fenômeno, cada movimento do futebol”.

No áudio, o entrevistado cita exemplos de como estabelecer uma “tabelinha” entre futebol e a matéria, além de afirmar que o ideal, sempre que possível, é estudar as leis do movimento na quadra da escola. Duarte compartilha algumas atividades práticas que desenvolveu com a professora Ocuno e podem ser acessadas neste link.

Créditos:
A música utilizada na edição do áudio é “Aqui é o país do futebol” (Fernando Brant / Milton Nascimento), com Milton Nascimento. Os lances utilizados como referência foram: gol olímpico da jogadora Maurine na final do Pan de Toronto em 2015; gol de Marcelinho narrado por José Silvério, pela Jovem Pan, em 1998; gol de Marta, narrado por Luciano do Valle, na TV Bandeirantes, pela Copa do Mundo da China, em 2007.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.