Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber foi inaugurada em 2004, com uma área verde de cerca de 11 mil m² em Indaiatuba, a menos de 100 km da cidade de São Paulo. Sua proposta é desenvolver atividades de apoio e pesquisas referentes ao estudo do meio.

“Promover o bem-estar e o contato com a natureza, mas sempre buscando a questão da preservação, dos cuidados que se tem que ter com o meio ambiente”. É assim que a coordenadora pedagógica Marcia Aparecida Favaro define o objetivo do contato das crianças com o espaço.

Entrevistada neste podcast, ela recebeu e guiou a equipe do Instituto Claro pela trilha do conhecimento proporcionado a estudantes da etapa 2 da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental. Os primeiros têm no “Semeando” o principal projeto pedagógico. Em uma horta, eles plantam, colhem e experimentam novos sabores. “A gente começa com os pequenininhos pra tentar conscientizar sobre a questão da alimentação mais saudável”, justifica a educadora.

Crianças da educação infantil participam do projeto Semeando, no Bosque do Saber, em Indaiatuba-SP (crédito: divulgação)

 

Para as crianças de 6 anos, o estudo multidisciplinar do meio ambiente trabalha a biodiversidade, a partir dos animais e plantas nativos do bosque, como pau-brasil e peroba-poca. “As professoras percorrem a trilha e, por meio de explicações e orientações, falam sobre a preservação do meio ambiente e de questões ligadas à poluição da água. Assim, o aluno reflete sobre o assunto e leva essas informações pra casa também”, defende Favaro.

Além das aulas voltadas aos estudantes das escolas municipais da região, prioritariamente, há também as que acontecem fora do Bosque. As atividades internas e externas são pensadas por uma equipe de três professoras, todas formadas em pedagogia e uma delas também em biologia.

Segundo a coordenadora pedagógica, somando todas as atividades, ao longo do ano letivo, 15 mil crianças são impactadas com noções sobre o meio ambiente. “Temos um projeto em que nossas professoras fazem o percurso histórico da cidade. Quando a gente traz a memória do município, também está preservando, porque mostra o que foi modificado pelo homem e o que precisa ser feito para que essa história continue sendo bonita”, revela.

Aos finais de semana, o Bosque do Saber é aberto ao público em geral, que pode desfrutar de ambientes como os quiosques dos projetos Ecoleitura e Ecojogos, viveiro de mudas, orquidário, jardim das borboletas e dos beija-flores, pomar e horta orgânicos e da trilha em mata nativa.

No áudio, além de Favaro, há também a entrevista de um pai que costuma levar as duas filhas pequenas para que tenham contato com a natureza e a bióloga Frances Roveri Marques, que, no dia da gravação, esteve à frente de uma aula sobre orquídeas.

“Você pode construir, precisa de indústria, mas tem que haver preocupação com a natureza”, afirma Márcia Aparecida Favaro (crédito: Marcelo Abud)

 

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do podcast, por ordem de entrada, são: “O Cio da terra” (Milton Nascimento); “Pomar” (Paulo Tatit / Edith Derdyk), com Palavra Cantada; e “Hino de Indaiatuba” (Música: Nabor Pires de Camargo / Letra: Acrísio de Camargo / Arranjo: Viktor de Lima). A música instrumental de fundo é de autoria de Reynaldo Bessa.

Crédito das imagens: Marcelo Abud

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.