Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Nesta edição do podcast Dossiê, você acompanha os desafios da migração para o Brasil, por meio das entrevistas com o porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Luiz Fernando Godinho, e com o diretor do documentário “Vidas Deslocadas”, João Marcelo Gomes, que tem por foco um casal de refugiados palestinos acolhido pelo Brasil.

No mundo todo, pessoas saem de seus países de origem e procuram novas oportunidades, em busca de uma condição de vida melhor. Elas enfrentam o desafio de aprender uma nova língua e conviver com novos hábitos: alimentos diferentes e costumes diversos daqueles países em que cresceram são alguns deles.

A situação é mais difícil para quem se vê forçado a deixar seu lugar de origem. Esses refugiados procuram acolhida em outra nação por terem suas vidas ameaçadas pela guerra, pelas perseguições religiosas e políticas ou por conflitos étnicos.

Essa edição especial traz dois entrevistados para ampliar a visão sobre o tema.

Um deles é o diretor do documentário “Vidas Deslocadas”, João Marcelo Gomes. O filme conta a história de um casal de refugiados palestinos reassentado no Rio Grande do Sul, onde vive desde 2007. Uma centena de palestinos, como os protagonistas dessa história, é beneficiada pelo Programa de Reassentamento Solidário do governo brasileiro, implementado pela Acnur e de organizações não governamentais.

O outro é o porta-voz da Acnur, Luiz Fernando Godinho. Entre outros assuntos, ele traça um panorama sobre o modo de vida e como o país acolhe os cerca de 4.300 refugiados de 77 nacionalidades diferentes que vivem no Brasil.

Links:
Documentário Vidas Deslocadas
Conheça a Acnur – Agência da ONU para Refugiados

Crédito da imagem: reprodução documentário “Vidas Deslocadas”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.