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A temática africana em sala de aula é debatida pelo doutor em geografia, Maurício Waldman, nesta edição do podcast Dossiê. Ele é colaborador do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), colunista permanente da revista Brasil Angola Magazine e autor do livro “Memória D’África – A Temática Africana em Sala de Aula”, lançado em 2007 pela Cortez Editora.

Especialista no assunto, ele opina sobre o que, de fato, mudou desde 06 de janeiro de 2003, quando o decreto 10.639 obrigou a presença da cultura afrodescendente nos currículos d, no Brasil.

Nessa entrevista, Waldman aborda a influência africana presente no cotidiano dos brasileiros, e também os brasileirismos do lado de lá. Waldman é um estudioso desse multilateralismo e ressalta que o conhecimento da cultura afro-brasileira nos diferentes níveis educacionais é uma forma de combater práticas racistas, já que reforça as qualidades intelectuais dos africanos traficados, geralmente ignoradas por causa de visões preconceituosas.

Ainda neste especial, o autor do livro “Memória D’África – A Temática Africana em Sala de Aula” indica outros autores para que a cultura afro-brasileira seja abordada de maneira apropriada no ambiente escolar.

Links:
Acompanhe como tem sido aplicada a lei 10.639 na prática, a partir do Relatório de Direitos Humanos no Brasil, de 2010
Estudo O Brasil, a África e o Atlântico no século XIX, de Alberto Costa e Silva
Site Maurício Waldman
Depoimento em que Benedita da Silva destaca a importância do Dia da Consciência Negra

Crédito da imagem: EliisaDay – iStock

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