Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts
“O uso da comunicação na escola garante ao estudante
o bem mais precioso da aprendizagem:
a autonomia de aprender e a crença na capacidade de realizar.” 
(Gilberto Dimenstein – jornalista e coautor do projeto Idade Mídia)

Alexandre Sayad durante a entrevista (crédito: Marcelo Abud)

Em 2012, o jornalista e educador Alexandre Sayad publicou o livro de crônicas “Idade Mídia – A comunicação reinventada na escola”. A obra trazia as experiências realizadas numa escola paulista, com projetos  de comunicação. O conteúdo ganha agora a versão em e-book, com lançamento previsto ainda para este ano. Ao revelar a metodologia do trabalho neste novo formato, o autor espera que a obra sirva de inspiração para outras escolas.
“Idade Mídia” foi idealizado por Sayad juntamente com o jornalista Gilberto Dimenstein. Em cada projeto de Comunicação, descrito e acompanhado dos depoimentos dos participantes, os próprios alunos apontavam o tema a ser discutido e valorizado. A partir daí, construíram projetos de comunicação utilizando várias mídias.
No áudio, Alexandre Sayad aponta as transformações que as tecnologias digitais proporcionam: além de ampliar o acesso à informação, elas são um meio de criação e expressão para os alunos. O entrevistado ressalta que o uso da Comunicação para educar não precisa ser exclusividade de escolas com recursos e investimentos em alta tecnologia. Um exemplo de projeto acessível citado por ele é o jornal mural. “Se você faz um jornal mural divertido, com notícias que interessam, feitas pelos jovens para eles mesmos lerem no intervalo, você tem um começo tão simples e eficiente quanto uma rádio”, aponta.
Indagado sobre o papel da escola num tempo em que o mundo está inundado com tanta informação, ele aponta a função de curadoria da informação. “A escola é fundamental para ajudar alunos a construir filtros, fazer escolhas, analisar fontes  para que a informação essencial possa ganhar sentido e assim ser tranformada em conhecimento nesta era que chamamos ‘de Idade Mídia’”, conclui.
Links:
– Acesse o blog que discute e amplia os temas do livro.
Créditos:
As músicas utilizadas no podcast, por ordem de entrada, são: Parabolicamará (Gilberto Gil), FM Rebeldia (Alceu Valença), Educação Sentimental II (Leoni / Paula Toller / Herbert Vianna), com Kid Abelha, Pela Internet (Gilberto Gil).
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.