Carolina Maria de Jesus (1914-1977) é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis. Ela vendia parte do que recolhia, mas guardava uma parcela para registrar seus romances, poesias e outros textos.
Em 1958, foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que, ao fazer uma matéria sobre o dia a dia da favela para a extinta “Folha da Manhã”, deparou-se com o diário da escritora. Depois de dar destaque às observações de Carolina no texto do jornal, Dantas se dedicou durante um ano a transformar os depoimentos no livro “Quarto de despejo – diário de uma favelada”, lançado em 1960.
Em uma semana, a primeira tiragem, de 10 mil exemplares, esgotou-se. O sucesso editorial chamou a atenção e levou o livro a ser traduzido para treze línguas em mais de quarenta países. Objeto de diversos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior, “Quarto de despejo” retrata o ponto de vista de uma favelada sobre temas como a fome, a condição da mulher, a situação do negro e os problemas sociais do país. A adoção da publicação no ensino médio demonstra a atualidade dos pensamentos ali contidos.
No áudio, você ouve uma entrevista com a filha de Carolina, a professora Vera Eunice, que relembra passagens importantes da vida da escritora; acompanha um depoimento do jornalista Audálio Dantas sobre o primeiro contato e o interesse em relação ao assunto. Ainda nesta edição, a atriz Ruth de Souza dá voz à Carolina de Jesus em áudio extraído da série “Heróis de todo mundo”, dirigida por Luiz Antonio Pilar, para o Canal Futura.
Créditos
As músicas utilizadas no áudio são de autoria e interpretação de Carolina de Jesus, no LP “Quarto de despejo”, lançado em 1961. O depoimento de Audálio Dantas foi extraído do “Canal do Audálio” no YouTube. Os trechos em que Ruth de Souza interpreta Carolina Maria de Jesus são da série “Heróis de todo mundo”, uma coprodução da Lapidar Produções Artísticas com o Canal Futura.