Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 “A transformação só se dá de dentro para fora,

pois quando se faz de fora para dentro se
desgasta. Quando é de dentro para fora, ela
se multiplica.”
 (Tião Rocha, bom exemplo de educador)
 
Eduardo e Iara na caça de bons exemplos no Brasil e
no mundo (Crédito: arquivo pessoal)
 

 

Em 2008, a caminho do sítio dos pais, Iara Xavier revelou ao marido, Eduardo, um plano: viajar por cinco anos em busca de pessoas que estão mudando o lugar onde vivem. Naquele momento, ainda não sabiam que esta seria a razão de viver do casal. A motivação veio como um contraponto para o cotidiano em que as notícias ruins têm o costume de falar mais alto. 
 
Veja também:
 
Em janeiro de 2011, o casal vendeu tudo o que tinha para iniciar uma expedição que percorreria mais de 225 mil quilômetros por terra, água e ar. O carro virou o lar e a estrada o novo endereço do casal. Não demorou a se tornarem conhecidos por todo o Brasil como “caçadores de bons exemplos”.
 
Como guia da jornada, definiram quatro objetivos: mudar o olhar, mostrando que existem mais ações positivas do que negativas; inspirar, para sensibilizar pessoas a mapear e multiplicar ações positivas; conectar as pessoas e os projetos, por meio de site e aplicativo e valorizar, dando visibilidade e motivando as pessoas a continuarem e ampliarem os seus projetos.
 
O áudio traz as entrevistas dos idealizadores do projeto, Iara e Eduardo Xavier, que apontam o educador e antropólogo Tião Rocha como o primeiro “bom exemplo” encontrado na jornada. Este e outros exemplos estão registrados no livro que vem sendo distribuído às bibliotecas públicas, no site do projeto e, agora, ganham novo aliado, um aplicativo para smartphone. Além de disponibilizar as iniciativas já reunidas, traz recursos para que qualquer pessoa possa divulgar exemplos que conhecer. 
 
Também, o projeto está prestes a ganhar o mundo. Além de produzir 50 minidocumentários com o material reunido, os caçadores vão visitar 49 países, dos cinco continentes.
 
LINKS:
– Acesse o site e tenha à disposição as 1150 ações visitadas em todo o Brasil
– Veja entrevista com o Tião Rocha e saiba mais sobre sua atuação
 
Créditos: as músicas utilizadas nesta edição, em ordem de entrada, são: “Jequitinhonha” (Paulinho Pedra Azul), “Caçador de Mim” (Milton Nascimento/Fernando Brant), com 14 Bis e Beto Guedes, e “Linda Juventude” (Flávio Venturini/Márcio Borges), com 14 Bis. 
 
Tião Rocha fala ao NET Educação sobre a admiração pelos 
caçadores. Na foto, com Iara (Crédito: acervo pessoal)
 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.