Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 "É uma rede de leitura em que o jovem pode ler
e fazer o que ele mais gosta, que é compartilhar
com diversas pessoas ao mesmo tempo."

(Felipe Sali, escritor e um dos 
embaixadores do Wattpad no Brasil)



 “Mais leve que o ar” de Felipe Sali, sucesso na web e,
em breve, nas livrarias (Crédito: reprodução)


Imagine um aplicativo que abre a todos a possibilidade de editar e publicar um livro na web. Junte a isso uma rede social em que os leitores trocam ideias e palpitam sobre as obras, muitas delas ainda em processo de construção. Agora, acrescente ao texto, vídeos, gifs e outros recursos multimídia. Foi nesse ambiente que nasceu a obra “Mais leve que o ar”, de Felipe Sali.  

Dentre os aplicativos disponíveis, Sali escolheu o Wattpad e hoje é um de seus embaixadores no Brasil. A plataforma, de origem canadense, já conta com mais de 40 milhões de usuários ao redor do mundo. No país, são cerca de 1,2 milhão, na maioria jovens que têm criado e compartilhado histórias de todos os gêneros. Esse modelo, em que o internauta produz conteúdo para outros internautas consumirem, deu impulso à leitura em lugares com poucas livrarias, como os países africanos. 

O autor nos conta como é o processo de produção da obra e a interação que tem com os leitores no contexto virtual, onde novos clubes de leitura ganham força e mobilizam milhares de jovens em torno de obras literárias. Ali, eles compartilham os trechos de que mais gostaram e também comentam suas impressões, inclusive com o autor. 

“Alguns personagens que eles gostaram, e apareceram pouco na versão online, vão estar mais presentes na versão de papel. Então, meu livro já vai chegar ao papel com um feedback muito maior do que ele chegaria na primeira vez que eu escrevi, por conta do Wattpad”, completa.

A participação dos leitores tem um papel fundamental para Felipe. Segundo ele, os comentários ajudaram a tornar a história mais interessante. Aos 24 anos de idade, o jornalista e escritor já lançou três títulos e acaba de assinar com a editora Lote 42 o lançamento da versão impressa do romance “Mais leve que o ar”.
 


O sucesso no Wattpad permite a Felipe Sali alçar novos
voos (Crédito: Marcelo Abud)


LINKS:

– Acesse o Wattpad
– O romance para adolescentes “Mais leve que o ar” está disponível aqui

Créditos: as músicas utilizadas no áudio, por ordem de entrada, são: “Pela internet” (Gilberto Gil), “Enquanto Mateio” (Rodrigo Duarte/Paulo Fleck/Maurício Barcellos/Mateus da Fontoura), com Rodrigo Duarte, “Pra te lembrar” (Nei Lisboa), com Caetano Veloso. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.