Com o tema Paraisópolis- uma Cidade dentro da Outra, a exposição itinerante da fotógrafa paulistana Renata Castello Branco, reúne 95 registros fotográficos com imagens do interior das casas de Paraisópolis, a segunda maior comunidade de São Paulo. A mostra será realizada de 5 de junho a 29 de julho, no Sesc Pompeia (SP) e, depois, segue para o CEU Paraisópolis

O projeto teve duração de dois anos e foi contou com a ajuda de Negro San, um guia de Paraisópolis, que a conduziu pela comunidade. “Por meio dele, consegui me aproximar dos moradores do bairro de Grotinho, em Paraisópolis. Meu interesse era fazer um registro fotográfico da estética de um determinado segmento da população", explica Renata.

Rosely Nakagawa, curadora da mostra e especialista em fotos de arte, ressalta que a exposição mostrará os sonhos, os abrigos, os refúgios e a concepção de família dos moradores de Paraisópolis. A exposição começa com um video mapping da comunidade de Paraisópolis, que introduz o visitante ao skyline de Grotinho, região onde foram feitas as fotos. A partir daí, as imagens serão distribuídas ao longo de diversos ambientes, expostas em papel fine art em quatro tamanhos de ampliação: 50×75 cm, 70×105 cm, 100×150 cm e 160×240 centímetros.

Ao final da mostra, seis televisores com fones de ouvido permitem que o participante escute depoimentos de alguns moradores de Paraisópolis e de três membros da equipe de produção, a fotógrafa Renata Castello Branco, o produtor Rodrigo Castello e o guia da comunidade, Negro San. Eles contarão como foi o processo de abordar mais de 400 casas para escolher as 84 fotografadas.
 
Paraisópolis- uma Cidade dentro da Outra, conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e, após passar pelo Sesc Pompeia, será exibida no período de 5 de agosto a 2 de setembro, no CEU Paraisópolis.
 
Paraisópolis, uma Cidade dentro da Outra
local: Sesc Pompeia
endereço: rua Clélia, 93, área de convivência – grátis – classificação indicativa: livre
não tem estacionamento no local
abertura: 5 de junho
visitação: de 6 de junho a 29 de julho de 2012; de terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 20h

Talvez Você Também Goste

Notícias

A escola e o combate à violência contra a mulher: 6 recursos pedagógicos

Alinhada à LDB, lista inclui sequências didáticas, atividades e vídeos para trabalhar o tema com estudantes

há 1 dia
Notícias

Conheça 3 livros para compreender as práticas de higiene ao longo da história

Obras explicam como culturas de diferentes povos, clima e território moldaram hábitos

há 5 dias
Notícias

Explore 4 materiais para aproximar a oceanografia dos alunos

Conteúdos acessíveis ajudam a integrar o estudo dos oceanos às diferentes áreas do currículo escolar

há 4 semanas
Notícias

Modernismo: 6 conteúdos para entender a importância do movimento no Brasil

Material multimídia contextualiza essa corrente artística e as rupturas provocadas por ela

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.