O Instituto Embratel Claro foi um dos vencedores da quarta edição do Prêmio Valores do Brasil, concedido pelo Banco do Brasil. O projeto Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, do Instituto, venceu na categoria Fornecedores do BB. A cerimônia de premiação será no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, no dia 21 de Outubro.
O projeto está sendo desenvolvido no estado do Amazonas, nos municípios de Iranduba e Careiro da Várzea (às margens do Rio Solimões) e na Ilha da Marchantaria. Quatro escolas públicas da região, que oferecem Eduação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e para Jovens Adultos, foram beneficiadas com acesso à internet via fibra óptica. Os professores dessas escolas também participaram de um encontro de capacitação que ajudou a integrar essa nova tecnologia às propostas pedagógicas das instituições de ensino da região.
Um dos fatores que viabilizou a iniciativa foi o lançamento, pela Embratel, de doze quilômetros de cabos subfluviais de fibra óptica, que cruzam o Rio Solimões de uma margem até a outra. Com isso, a Ilha da Marchantaria tornou-se o primeiro local do estado a receber esta modalidade de acesso à internet.
Sobre a premiação, Oscar Petersen, vice-presidente do Instituto Embratel Claro, falou: “Recebemos a notícia da premiação com muito orgulho. Trata-se de um projeto de inovação tecnológica que está incluindo digitalmente toda uma comunidade ribeirinha, por meio do acesso à Internet de banda larga, computadores, cursos socioeducativos, TV Digital e Biblioteca Digital Multimídia. Dessa forma, contribuímos para o desenvolvimento de toda a região”.
O Prêmio
O Prêmio Valores do Brasil é oferecido pelo Banco do Brasil para valorizar e incentivar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país. Ele foi criado em 2008, em meio às comemorações do segundo centenário do banco, e é concedido a cada dois anos. Desde seu início, ele já contemplou mais de 50 projetos. A edição de 2014 teve como eixo temático o Empreendedorismo Social.