O Instituto Embratel Claro comemora, junto com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a conquista do maior prêmio internacional de arquitetura, o Architizer A+ Awards, pelo projeto Naves do Conhecimento, que se destacou em meio a trabalhos de mais de cem países. A entrega do prêmio será no dia 14 de maio, em Nova York.
O projeto Naves do Conhecimento é desenvolvido pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro, e conta com a parceria do Instituto Embratel Claro. Atualmente, as Naves do Conhecimento estão localizadas em Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Madureira e Triagem.
O arquiteto Dietmar Stark, da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), responsável pelo projeto de arquitetura das naves, afirma que chegou a pensar em desistir de enviar o trabalho para a premiação. “Achei que era perda de tempo. Cem países, mais de 300 jurados e, entre os participantes, projetos milionários dos arquitetos mais renomados do mundo. Ainda não acredito que conseguimos essa vitória. Estou muito feliz”, diz Stark.
A iniciativa promove a inclusão digital, permite acesso à Internet e às ferramentas de ensino e programas. Além disso, tem o objetivo de inserir jovens e adultos no mercado de trabalho nas áreas da comunicação e tecnologia da informação, contando com a conexão disponibilizada pelo Instituto Embratel Claro de 34MB de Internet Dedicada.