Para que a educação continue se modernizando e transformando a vida dos alunos e professores, histórias inspiradoras precisam ser compartilhadas. Histórias de projetos e de educadores que fazem a diferença no mundo inteiro podem ser o combustível para que a mudança chegue, aos poucos, ao maior número de salas de aula pelo mundo.
Por isso, selecionamos iniciativas que têm o intuito de divulgar o que há de melhor na educação. Inspire-se para a volta às aulas:
1. Classroom Portraits – as salas de aula pelo mundo
Em 2004, o fotógrafo inglês Julian Germain decidiu entrar em uma jornada para conhecer as diferenças entre as salas de aula e seus alunos. Durante 8 anos, Julian se dedicou ao Classroom Portraits, que começou na Inglaterra e passou por diversos outros países da Europa, América, Oriente Médio, África e Ásia. O projeto, que se transformou em livro, apresenta muito mais do que crianças e adolescentes em suas respectivas salas de aulas, mas expõe todo um contexto educacional e cultural de cada país.
2. Humans of New York – a história de uma educadora
Brandon Stanton é um fotógrafo americano amador que resolveu sair às ruas para conhecer pessoas, ouvir suas histórias e tirar belos retratos. Durante o seu projeto, Brandon já fotografou mais de 5.000 pessoas, publicou as histórias de diversas delas e transformou a ideia toda em um livro.
Em uma de suas caminhadas pela cidade, o fotógrafo conheceu um jovem que declarou que a pessoa que mais o influenciou em sua vida foi sua diretora na escola. Interessado pelo trabalho da educadora, Brandon foi até a escola onde a Sra. Lopez leciona conhecer o projeto que ela faz com os estudantes na Mott Hall Bridges Academy, em Nova York. A história o envolveu ao perceber como a escola tenta encorajar os alunos a pensar além da comunidade em que vivem e a conhecer o mundo.
Para ajudar, Brandon lançou uma ação no Humans of New York para tentar angariar fundos e enviar os estudantes da escola a uma visita na Universidade de Harvard, uma das mais importantes do mundo.
Saiba mais sobre a história aqui!
Caio Dib, jornalista brasileiro que sempre trabalhou com educação, achou que não conseguiria conhecer o mundo dentro de um escritório. Para ir além e tentar entender melhor a educação brasileira, ele decidiu se aventurar em uma viagem em que percorreu cerca de 50 cidades no país atrás de boas iniciativas educacionais.
Em cada cidade, Caio visitava escolas e conversava com alunos, professores e coordenadores para conhecer suas iniciativas. O projeto acabou virando um livro que conta as histórias de cada uma dessas instituições e explica por que seus projetos são transformadores.
4. Apple Education – Real Stories
A página da Apple voltada à educação reúne diversas dicas, programas, aplicativos e materiais que podem ajudar os educadores a incluir tecnologia em suas aulas. Mais do que isso: a página conta com uma seção chamada ‘Real Stories’ que divulga projetos e ações transformadoras de professores pelo mundo. Os depoimentos contam como o uso de recursos tecnológicos os ajudaram a trabalhar melhor com os alunos e a ensinar as disciplinas, além de dar dicas de como professores podem utilizá-las para a sua vida, como criar um e-book.
Que outras histórias inspiradoras você conhece? Compartilhe com a gente!