Qual é o conceito de objetos digitais na aprendizagem?

Renato Laurato – Os objetos de aprendizagem são recursos facilitadores para estimular o ensino e a aprendizagem e têm, como suporte, a pesquisa na internet, vídeos, textos, imagens, livros, jornais, sites. Ou seja, materiais que conduzam os educandos ao conhecimento de forma estruturada e consistente, fazendo-os contextualizar e conectar assuntos e temas diversos, ou mesmo aprofundar o conhecimento.
Para que eles podem ser utilizados?
Laurato – Os objetos de aprendizagem devem apoiar a estratégia dimensionada pelo professor. Sequências didáticas elaboradas pelo docente ganham força, quando levam em conta tais recursos. Se queremos que os educandos, ao longo da educação básica conquistem autonomia na aprendizagem, é dever do educador estruturar o planejamento das aulas levando em conta as múltiplas faces da conquista do conhecimento e o ritmo de cada estudante.
 
Quais exemplos de objetos você indicaria?
Laurato – Listo abaixo:
Aplicativo de noticias criado para estimular crianças e jovens à leitura
PhET, simulações em ciências e matemática interativa baseada em pesquisa.
FDA (jogos sobre alimentação e corpo humano)
 
Em que tipos de assuntos e temas podem ser usados os objetos de aprendizagem?
Laurato – Não existe uma preferência. Os temas escolhidos pelo professor podem ser contemplados com o uso dos objetos educacionais. A estratégia estabelecida pelo educador de como os objetos serão inseridos no contexto pedagógico e na condução da aula deve ser pensada cuidadosamente. Se a estratégia leva em conta que o aluno deve se preparar para a aula que ainda não aconteceu, o sentido da utilização é de um tipo, se leva em conta a fixação do conteúdo apresentado, o sentido é outro. A partir dos objetos é possível criar uma atmosfera em sala diferente, baseada na corresponsabilidade para a aprendizagem.
Qual é o primeiro passo que o professor/educador deve dar para passar a utilizar?
Laurato – Existem alguns passos, mas os primeiros são a pesquisa, a troca de informações com os pares, e a  construção de uma lista com objetos educacionais afins para, então, discuti-la com a coordenação, outros professores e inclusive com os alunos. Como sugestão, uma sequência didática pode ser construída a partir do interesse dos alunos e com a participação de todos os envolvidos. Para isso, estabelecer prazos com datas marcadas e metas a serem alcançadas podem ajudar o professor a estruturar e planejar um roteiro de estudos.
 
Renato Laurato é formado em Master em Tecnologia Educacional pela Faap, engenheiro de produção mecânica pela Universidade Paulista, licenciado em física pela Universidade Mackenzie. Possui experiência como professor e coordenador de física do Colégio Dante Alighieri
 
O “Objetos digitais na aprendizagem” é um dos módulos de formação que faz parte do programa Educonex@o.

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