A literatura brasileira pode vangloriar-se de sua composição bastante ampla e diversificada. Ao longo dos séculos, uma série de importantes escritoras e escritores presentearam o país com as mais variadas obras, em verso e prosa. Reconhecendo essa grandiosidade, o Instituto Moreira Salles criou em 1996 a coleção Cadernos de Literatura Brasileira, que trata da vida e obra dos principais autores do país, com foco em nomes do século 20.
Cada um dos 27 volumes impressos até o momento traz a história de um desses artistas, fotos, entrevistas, ensaios a respeito de suas obras e textos biográficos, além de desenhos, cartas e até manuscritos inéditos. Agora, parte desse conteúdo foi disponibilizada online gratuitamente. A navegação é bem simples e pouco interativa, assemelhando-se à mudança de páginas de um livro, porém, o leitor é direcionado a outros materiais digitais relacionadas aos autores.
Uma das edições compartilhadas é a comemorativa de dez anos do projeto, que traz uma compilação dos 21 volumes publicados até 2006. Entre eles, encontram-se alguns que não estão na web, como os de Clarice Lispector, Erico Verissimo, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles e outros.
O Instituto Moreira Salles foi fundado pelo banqueiro e empresário Walther Moreira Salles em 1990 e hoje é administrado por sua família. Com sedes em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo, a organização sem fins lucrativos possui um extenso e único acervo de fotografia, música, literatura e iconografia brasileiras.
Acesse os livros digitais da coleção Cadernos de Literatura Brasileira:
Os livros impressos podem ser adquiridos na loja do Instituto Moreira Salles.