O que é e como pode ser utilizado o Hot Potatoes?
Gislaine Batista – O
Hot Potatoes é um software que foi desenvolvido pela equipe de pesquisa e desenvolvimento do Humanities Computing and Media Centre da Universidade de Victoria, no Canadá. Tornou-se um software gratuito em 2009, bastante conhecido e utilizado por vários professores em todo o mundo. Consiste num pacote de cinco ferramentas para criar exercícios interativos (JCloze, JCross, JMatch, JMix, JQuiz ou The Masher), que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do professor.
O que é possível personalizar?
Gislaine Batista – A interface, o layout, a navegação, os botões, o esquema de cores, as fontes, inserir imagens e arquivos multimídia. Ou seja, transforma-se em uma página web customizável. As atividades criadas no Hot Potatoes permitem exercícios auto exploratórios, dos quais os alunos recebem feedback automático nas tentativas que realizam para solucioná-lo. Outro uso, já bastante difundido é aquele em o aluno não recebe o produto elaborado a partir do software, mas sim ser um criador deste conteúdo, como um jogo simples, por exemplo. Isto muda a lógica de concepção do conhecimento e coloca o aluno na condição de autor, produtor e consecutivamente protagonista da ação.
Quais competências podem ser melhores desenvolvidas por meio dessa ferramenta?
Gislaine Batista – Apesar de ser um software de elaboração de atividades relativamente simples, é possível que os alunos exerçam o poder de tomada de decisão, aprendam a hierarquizar, catalogar, associar, organizar o tempo, comparar, reorganizar uma sequência de palavras, frases e/ou uma história completa a partir de textos ou imagens.
Já para alunos que elaboraram atividades a partir do software é possível desenvolver competência mais complexas, como elaborar uma trilha de desafios, exercitar a capacidade de compreender a dificuldade de outros ao propor este desafio, fazer-se claro na proposição de um questionamento ou tarefa, apurar o senso estético ao criar um atividade que seja visualmente atrativa, dentre outras.
Existe uma idade ou disciplina mais aconselhável para utilizá-lo?
Gislaine Batista – O uso deste software é indicado para crianças que estão iniciando seu processo de alfabetização a partir de três a quatro anos, a partir da proposta de desafios simples, elaborados a partir da combinação de imagens e sons, para atividades de comparação, por exemplo. Também, pode ser utilizado por alunos maiores para criar os desafios. No entanto, não existe uma idade máxima de uso, pois os níveis de desafios das atividades podem ser com maior ou menor grau de complexidade. Ser realizado em diferentes disciplinas, pois sua versatilidade permite diferentes produções, independe do conteúdo proposto.
Gislaine Batista Munhoz é mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP), e graduada em designer instrucional pela Unifei. É orientadora de Informática Educativa na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e pesquisadora sobre uso de games, jogos digitais e objetos de aprendizagem na educação.
O “Hot Potatoes” é um dos módulos de formação que faz parte do programa
Educonex@o.