As práticas de ensino e aprendizagem ganharam um aliado de peso com a computação na nuvem. A ideia de que os documentos e arquivos podem ser acessados em qualquer lugar através de dispositivos móveis criou uma nova dinâmica para as atividades educacionais, além de criar mecanismos que incentivam a coautoria e a colaboração.
Conheça os principais serviços de armazenamento na nuvem
Uma das principais ferramentas deste processo, o Google Docs ganhou um upgrade no último mês e virou Google Drive. Entre outras funções, ele agregou os outros serviços do Google nesta plataforma, principalmente o Gmail, além de disponibilizar 5GB de armazenamento gratuito, limite pode ser ampliado através de serviços pagos.
O vídeo tutorial abaixo (em inglês) ensina a usar funções básicas da plataforma que podem ser úteis para o professor.
https://youtu.be/S8P9thX27f4
Junto com o lançamento desta plataforma, o Google ainda disponibilizou um plugin que, ao ser instalado, permite que arquivos e anexos de email sejam salvos diretamente no Drive. O número de arquivos compatíveis com a ferramenta também cresceu, com a disponibilização de uma lista de aplicativos que o educador pode instalar. Com eles, é possível, por exemplo, editar áudio e imagens.
É importante lembrar que, para uma maior segurança na utilização de recursos da nuvem, é necessária a realização de backups regulares. Confira mais sobre o assunto no infográfico do Instituto Claro sobre Educação nas Nuvens!