As cores fazem parte do nosso dia a dia, estão presentes em todos os lugares e são um dos elementos que nos ajudam a compreender o mundo. Você já imaginou a vida sem elas? ? Essa é a realidade dos 285 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência visual, como cegueira, daltonismo, catarata, glaucoma, baixa visão ou ambliopia (redução da visão). Pensando na dificuldade enfrentada diariamente por essa parcela da população, a designer portuguesa Filipa Nogueira Pires desenvolveu um sistema que torna as cores acessíveis a todos.

Para possibilitar que “enxerguem” as cores, o Feelipa Color Code utiliza o sentido que mais auxilia os deficientes visuais: o tato. As cores foram transformadas em figuras geométricas, criando um código universal de associação. O vermelho é representado por um quadrado, o azul, por um círculo, e o amarelo, por um triângulo, assim, ao tocar as formas, o usuário percebe a qual cor elas correspondem. Para se obter outras cores, basta misturar as primárias e gerar novas formas, como na imagem a seguir:

 

Há também representações para o preto, o cinza e o branco:

 

Desse modo, é possível criar os demais tons…

 

… E, consequentemente, uma paleta de 24 cores diferentes:

 

A ideia é produzir adesivos em relevo para afixar em diferentes superfícies. Assim, a identificação das cores torna-se mais fácil, dando muito mais independência e autonomia aos deficientes visuais. Por exemplo, se as figuras forem adicionadas às roupas, uma pessoa que seja totalmente cega pode senti-las e escolher o que vai vestir sem precisar que alguém lhe diga as cores das peças. O mesmo funciona para um daltônico, que passaria a diferenciar o verde do vermelho sem ajuda. O sistema também pode ser usado para distinguir mais rapidamente livros, remédios, brinquedos, acessórios e muito mais.

Agora, o objetivo de Filipa é levar sua criação às escolas, para tornar o ensino mais inclusivo às crianças que apresentam algum tipo de deficiência. Além disso, pretende criar jogos e aplicações que desenvolvam ainda mais as habilidades das pessoas e sua percepção das cores, de maneira que o sistema possa ser adotado no mundo todo.

A designer apresentou o sistema na TEDxLisboaED 2013. Para assistir, clique aqui.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Conheça 4 livros que ajudam a ensinar a capoeira como patrimônio afro-brasileiro

Prática surgiu das vivências de africanos escravizados e enfrentou criminalizações até seu reconhecimento

há 3 dias
Notícias

Veja 4 livros para explorar com os alunos a relação entre arte e comida

Obras revelam como o alimento pode inspirar processos criativos em diferentes linguagens

há 1 semana
Notícias

Veja 8 materiais para conhecer o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Mapas, reportagens e artigos apresentam acontecimentos e líderes que transformaram a história da igualdade racial

há 2 semanas
Notícias

Ensino inclusivo de geografia: 4 conteúdos para criar cartografia tátil

Mapas adaptados permitem ensinar espaço geográfico a alunos cegos e com baixa visão

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.