A Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação (Clade) lançou o documento em espanhol “Educar para la Libertad: Por una educación emancipadora y garante de derechos” (educar para a liberdade: por uma educação emancipadora e garantia de direitos).

A publicação reforça que para transformar o mundo em uma realidade que garanta justiça e igualdade social para os povos da América Latina e Caribe, é necessária um ensino crítico, reflexivo, humanizador e criativa.

“A formação meramente técnica e o serviço do mercado está alinhada com a homogeneização da educação e a despolitização do projeto político pedagógico. Nessa perspectiva, se defende a busca por escolas homogeneizadas, voltadas à competitividade, enquanto as escolas são esvaziadas como espaços de debate e reflexão crítica”, aponta.

“Estudantes e professores não mais se reconhecem, portanto, como seres políticos, mas como pessoas que devem obter bons resultados em avaliações educacionais padronizadas aplicadas em larga escala, acima da realização de uma educação verdadeiramente de qualidade, que garanta e promova direitos e liberdades”, acrescenta.

A publicação conta com textos que discutem a implementação de uma educação democrática, transformadora, pela igualdade de gênero e que abarque a comunicação, as tecnologias, as afetividades, a arte e a cultura. O documento é uma das fontes de referência para a produção do Plano Estratégico da Clade de 2019 a 2022.

Veja mais:
Portal reúne dados educativos da América Latina e Caribe
Plataforma monitora financiamento da Educação na América Latina e Caribe

Crédito da imagem: JackF – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Site reunirá ações e estratégias para fomentar educação democrática

Movimento apoiará iniciativas para liberdade de expressão e ensino em sala de aula

há 4 anos
Notícias

7 livros para apresentar a mitologia grega aos alunos

Histórias e lendas da Grécia Antiga ajudam a refletir sobre aspectos da natureza humana

há 4 semanas
Notícias

4 livros que abordam a relação do fascismo com os tempos atuais

Obras analisam o passado para entender as semelhanças e diferenças com o presente

há 2 meses
Notícias

10 tirinhas para trabalhar conteúdos na escola de maneira criativa

Personagens ajudam a ensinar história, geografia, biologia, habilidades socioemocionais e a discutir temas sociais relevantes

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.