O Facebook já é “coisa do passado” entre os adolescentes. Com o aparecimento frenético de novas redes sociais, os jovens reinventam constantemente suas formas de se comunicar. Há pouco tempo, indicamos aqui algumas maneiras de se utilizar o Twitter com os alunos. Agora, apresentamos o Tumblr, o microblog que já alcançou a 3ª posição no ranking de maiores redes sociais dos Estados Unidos e conta com cerca de 10 milhões de usuários no Brasil.
Explicar o Tumblr é simples: trata-se de uma mistura de blog com Twitter, usado basicamente para compartilhar textos, fotos e vídeos. Sua vantagem, em relação a um blog comum, é o uso das hashtags, que podem ser muito úteis quando o assunto é educação.
Alguns caminhos são possíveis para se explorar a plataforma como ferramenta de apoio à prática pedagógica. Os professores podem utilizar o Tumblr para interagir com a turma e para compartilhar ou pesquisar conteúdos, referências e boas experiências didáticas.
Uma das maneiras para se começar é criar um canal para publicar materiais e exercícios relacionados às aulas, como um vídeo ou um infográfico que podem ser úteis para o aluno. Desta maneira, o microblog seria uma “extensão” da sala de aula.
Se a ideia for promover maior interação entre os estudantes, o professor pode criar uma conta para a turma e produzir um jornal escolar, no qual os alunos devem divulgar materiais elaborados por eles – como fotografias, vídeos e pequenos textos produzidos de acordo com uma pauta combinada com toda a classe e com uma periodicidade de atualização.
Outra possibilidade é criar enquetes na rede social. O Tumblr permite que você faça perguntas para qualquer um responder e, assim, é possível testar o conhecimento dos alunos ou fazer uma pesquisa sobre próximas atividades que pretende oferecer, contando com a opinião dos jovens. É importante lembrar que o uso das hashtags é sempre bem-vindo.
Por fim, fique sempre atento a outros perfis educacionais presentes na rede social. Ao entrar, procure a tag Educação e você encontrará bibliotecas, universidades, educadores e outras escolas que estão compartilhando conteúdos que podem servir como inspiração para planejar as suas aulas.
Não existem fórmulas corretas para utilizar a ferramenta com os alunos, nem com esta e nem com qualquer outra rede social. Mas como disse Martha Gabriel, em nossa reportagem da série Pensadores TIC, “é preciso experimentar para encontrar um caminho de sucesso”.
Veja aqui algumas dicas de educadores que estão experimentando o Tumblr (em inglês):