O mar é um capítulo importante na história da humanidade. Além de fonte de alimentação, suas criaturas e seu funcionamento despertaram o espírito científico do homem, que tentou entender os seus mistérios ao longo dos séculos. O mar também foi matéria prima para o folclore e mitos de diversas culturas ao redor do planeta, assim como fonte de inspiração para artistas, escritores e poetas.
A seguir, confira dez livros que trazem toda a beleza e potência dos mares e oceanos em histórias, poemas e também relatos. Opções de literatura para crianças e jovens de diversas faixas etárias e que dialogam com o lúdico, com a biologia e com a geografia.
A pequena sereia
Hans Christian Andersen, Edições SM, 2011
O clássico conto de Andersen narra a história da caçula das sereias que, após salvar um príncipe de um naufrágio, apaixona-se por ele. Pelo amado, ela procura uma velha feiticeira que lhe faz um trato: o tão sonhado par de pernas para ela conseguir viver na superfície em troca da sua voz. Para completar, o livro é ambientado pelo ilustrador Quentin Gréban em cenário oriental.
Por que o mar é salgado – contos populares da Noruega 
Asbjornsen e Moe, Editora Berlendis & Vertecchia, 2014
Asbjornsen e Moe foram dois amigos noruegueses que se dedicaram a pesquisar o folclore de seu país. Inspirados nos irmãos Grimm, a dupla publicou diversos livros baseados na história oral escandinava. Este livro reúne dez contos populares do folclore da região.
Sou a maior coisa que há no mar
Kevin Sherry, Rocco, 2010
A obra narra a história de uma lula orgulhosa por ser a maior coisa que há no mar. Ao se comparar com outras criaturas marinhas, ela se percebe maior que camarões, peixes, caranguejos, tartarugas marinhas e tubarões. Contudo, outros seres maiores que ela podem estar à espreita, armando uma emboscada contra a espirituosa lula.
Vinte mil léguas submarinas 
Júlio Verne, Col. Reencontro Infantil
O clássico de Júlio Verne conta a história do professor Aronnax, que sai à caça de uma criatura dos mares. Certo dia, sua embarcação é atingida e ele e mais dois amigos são capturados pelo capitão Nemo. Juntos, eles vivem aventuras a bordo de um submarino.
Almanaque do fundo do mar
Rachel Azzari, Panda Books, 2013
A bióloga Rachel Azzari convida o leitor a visitar todas as camadas marítimas e a descobrir diversas espécies de animais. O livro ensina sobre as quatro partes que dividem o oceano – superfície, meio da coluna d’água, fundo do mar e zona abissal – e diversas curiosidades sobre orcas, pinguins, camarão e arraias. A obra também revela como se estuda o fundo do mar e alerta sobre as ameaças que podem prejudicar o ecossistema.
Cem dias entre céu e mar
Amyr Klink, Companhia de Bolso, 2005
Amyr Klink é um navegador brasileiro e foi o primeiro homem a atravessar o Atlântico Sul a remo e a navegar ao redor da região polar ártica. O livro narra a travessia de 6.500 quilômetros entre o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um pequeno barco a remo. O autor descreve os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a viagem.
Mar morto
Jorge Amado, Cia das Letras, 2008
A beira do cais da Bahia, os pescadores parecem compartilhar de um mesmo destino: serem levados por Yemanjá, deixando mulheres e filhos. A região é palco para histórias como a do jovem mestre de saveiro, Guma, do médico Rodrigo e da professora Dulce. Eles procuram despertar a consciência da gente do cais contra a opressão.
A menina do mar 
Sophia De Mello Breyner Andresen, Cosac Naify, 2014
Publicado originalmente em 1958, o livro conta a história de um menino que mora na praia e, um dia, conhece uma garota saída da água. Desse encontro nasce uma amizade que supera a diferença entre os dois mundos, a terra e o mar.
Prosa do mar
Marlon de Almeida, 7 Letras, 2008
O livro traz poemas sobre o litoral sul do Brasil, da extensão litorânea do Rio Grande do Sul a Santa Catarina. A fala rimada é inspirada no cordel e resgata referências da música brasileira como Dorival Caymmi, Paulinho da Viola e Caetano Veloso.
Mar absoluto e outros poemas
Cecilia Meireles, Global Editora, 2015
A beleza e o silêncio do mar são temas que rondam a poesia de Cecília Meireles, que ainda versa sobre os mistérios e o lado obscuro da morte. Mar absoluto e outros poemas é um dos principais livros da poetisa, que o escreveu entre as décadas de 1930 e 1940. O mar, contudo, é utilizado como metáfora para algo maior. Darlene J. Sadlier, professora da Universidade de Indiana, indica que o título pode sugerir diferentes ideias, como o passado heroico dos navegadores portugueses, avós e tios de Cecília; a grandeza, a profundidade e a liberdade – opostas ao cotidiano que a autora chama de “mesquinho formigar do mundo”.