A Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec apresentou recentemente os principais achados e conclusões do estudo “Educação em territórios de alta vulnerabilidade na metrópole” aos integrantes do Fórum de órgãos públicos e organizações da sociedade civil do Jardim Helena, na zona leste de São Paulo (Acesse aqui a apresentação).

A atividade integrou a programação do Seminário Educação como desenvolvimento local, promovido pelo Fórum. “Nossa intenção é disseminar o conteúdo e propor uma reflexão em torno das questões abordadas na pesquisa. A ideia é que esses dados sejam levados e debatidos nos territórios”, afirma o coordenador Antonio Batista.

Na ocasião, foi distribuído um livreto, que sintetiza de forma simples a metodologia, os conceitos e as principais conclusões da pesquisa, facilitando sua compreensão e o compartilhamento de seu conteúdo (Clique aqui para fazer o download do material em versão pdf).

O que é a pesquisa?
A pesquisa “Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole”, uma iniciativa da Fundação Tide Setubal em parceria com a Fundação Itaú Social e o Unicef  e com  a coordenação do Cenpec, constatou que quanto maior a vulnerabilidade social do território, menor o nível da qualidade de ensino ofertado e menor a aprendizagem dos alunos.

Clique aqui para acessar a versão integral da pesquisa

A pesquisa teve como objetivo apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social presentes no território impactam a escola nele situada, restringindo a oferta educacional e as possibilidades de aprendizagem dos estudantes. Com a investigação, pretendeu-se reunir elementos para subsidiar políticas e programas que ampliem as oportunidades educativas da população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social nas metrópoles.

Segundo o coordenador de pesquisa do Cenpec, Antonio Batista, as metrópoles foram escolhidas como foco de investigação sobre territórios vulneráveis e sua relação com as oportunidades educativas por apresentarem baixos níveis de qualidade, a despeito de sua riqueza econômica e da forte concentração nelas existente de instituições culturais e educacionais.

“Esse aparente paradoxo é decorrente, segundo as investigações existentes sobre o tema, da forte segregação espacial que marca as áreas metropolitanas e que tende a isolar parcelas expressivas da população de oportunidades sociais, educacionais e culturais”, explicou, em entrevista ao Portal Cenpec na ocasião do lançamento da pesquisa, em julho de 2011.

Nesse sentido, a pesquisa se apresenta como uma tentativa de modificar esse quadro e reduzir os efeitos da "guetificação" das cidades, pois “isso só é possível conhecendo esses fenômenos e compreendendo os processos e mecanismos sociais que os produzem", conclui Batista.

Para saber mais, assista aqui à entrevista concedida por um dos autores do estudo, Maurício Érnica, a UnivespTV, na qual ele detalha as principais conclusões da pesquisa.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ouça 4 podcasts que exploram as Grandes Navegações

Programas explicam o período da expansão marítima e por que Portugal foi pioneiro na travessia dos mares

há 2 semanas
Notícias

Conheça 6 livros para explorar a arte indígena com os alunos

Obras abordam adornos plumários, pintura corporal e grafismos em cerâmica, pedra e papel

há 2 semanas
Notícias

Veja 4 roteiros de estudos sobre agentes causadores de doenças

Conteúdos abordam enfermidades desencadeadas por bactérias, fungos, vírus e vermes

há 1 mês
Notícias

Conheça 4 plataformas com cursos e atividades de educação financeira

Ferramentas lúdicas ajudam professor a planejar aulas criativas e conectadas à realidade dos alunos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.