Em seu aniversário de 70 anos, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) homenageou o engenheiro mexicano e presidente da América Móvel (dona da Claro, Embratel e NET) Carlos Slim Helú por sua contribuição para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em prol da sociedade.
O engenheiro, também presidente da Fundação Carlos Slim, promove iniciativas que contribuem para o acesso democrático às ferramentas e ao meio digital visando a educação, capacitação e o acesso ao mercado de trabalho na América Latina. Entre essas iniciativas, estão o Instituto Embratel Claro, as Bibliotecas Digitais da Telmex, que oferem acesso gratuito à internet em centros espalhados pelo México, e o Telmex Hub, que reúne projetos inovadores e promove o debate e a troca de conhecimento on e offline.
Para Irina Bokova, diretora geral da UNESCO, o esforço de Carlos Slim é essencial para a criação de uma sociedade mais inclusiva. “Quero agradecer ao senhor Carlos Slim por seu compromisso em canalizar o poder das novas tecnologias para construir sociedades de conhecimento mais inclusivas e sustentáveis, isto nunca foi tão importante como é hoje”, declarou Irina no evento de reconhecimento. Na ocasião, também foram premiados Paul Kagame, presidente de Ruanda, e Houlin Zhao, secretário geral da União Internacional de Telecomunicações.
Ainda segundo Bokova, o desenvolvimento digital é um dos temas mais importantes na pauta da UNESCO para o futuro, para que a inovação e a inclusão possam chegar a todos. Carlos Slim também afirmou que “a tarefa da UNESCO é fundamental no contexto de uma nova era da civilização”.