O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 com algumas diretrizes importantes para a educação. De acordo com a legislação, o orçamento do Ministério da Educação (MEC) em 2019 não poderá ser menor do que 2018, corrigido pela inflação. Segundo a ONG Todos Pela Educação, a medida poderá oferecer mais segurança aos programas do MEC, que perderam R$ 17,6 bilhões (14,1%) em investimentos desde 2015, em um cenário em que 43 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos precisam ter garantidos o acesso e a permanência na educação básica.

A segunda medida da LDO estipula que, pelo menos uma das seis adições orçamentárias a que cada bancada estadual de parlamentares terá direito a aprovar, deverá dizer respeito à educação. Segundo a ONG, em nota oficial, isso incentiva “o incremento do investimento educacional quando o orçamento originalmente apresentado pelo governo passar pelo Congresso; a reflexão dos parlamentares sobre as prioridades educacionais de seus estados no momento da definição das emendas orçamentárias; e o maior espaço da educação no debate legislativo.”

Por fim, o terceiro destaque é que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam prioridades da gestão do governo federal em 2019, contribuindo para reforçar o PNE como instrumento orientador dos grandes objetivos a serem perseguidos pelo Brasil na área educacional.

Em nota, a ONG comemorou a aprovação e lembrou que o investimento em educação “poderá assegurar uma retomada econômica duradoura e efetivas melhorias no nosso difícil quadro social”. Contudo, lembrou a necessidade de uma melhor redistribuição dos recursos entre os entes federativos.

Após a aprovação na Câmara, as decisões presentes na LDO seguem para sanção presidencial, correndo o risco de ter vetos pela presidência da República.

 

Saiba mais:
No Brasil, problema da educação não é falta de recursos, aponta professor da USP

Crédito da imagem: Alex_Doubovitsky – iStock

Talvez Você Também Goste

Notícias

Com PNE como tema, Semana da Ação Mundial atinge aproximadamente 200 mil pessoas

Foram mais de 1.200 atividades realizadas por educadores, estudantes, dirigentes, coletivos e ativistas

há 6 anos
Notícias

Atividade de mobilização pela educação no mundo está com manual 2019 disponível

Semana de Ação Mundial acontece simultaneamente em aproximadamente 100 países em junho

há 6 anos
Notícias

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência pede revogação da Lei do Ensino Médio

Instituição também apoia revisão da BNCC do ensino médio e cumprimento das metas do PNE

há 7 anos
Notícias

Metas do Plano Nacional de Educação podem ser acompanhadas em plataforma online

TC Educa permite emitir alertas aos gestores que estiverem descumprindo algum objetivo do PNE

há 7 anos

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.